Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2007 - 12h32

Na TV, Anthony Bourdain humilha SP, mas venera sua comida

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Editor-chefe da Folha Online

No próximo dia 7 de Setembro, o programa "Sem Reservas", do canal pago Discovery Travel & Living, vai exibir a visita do chef, escritor e polemista Anthony Bourdain a São Paulo. O autor do best-seller "Cozinha Confidencial" esteve no Estado em fevereiro último, mas só agora as gravações vão ao ar.

Divulgação
Anthony Bourdain satirizou o caos paulistano, mas elogiou a comida da metrópole
Anthony Bourdain satirizou o caos paulistano, mas elogiou a comida da metrópole

Logo na introdução, Bourdain, 51, destila seu sarcasmo e bate pesado na capital. "São Paulo é feia. Ou melhor, é feia à beça", diz enquanto imagens mostram cenas do trânsito caótico, córregos imundos, favelas e fachadas de prédios medonhas no centro da cidade.

Em seguida, Bourdain vira candidato a persona non grata: "Alguém já disse que (São Paulo) é como se Los Angeles vomitasse em Nova York", narra mordaz.

E então o chef-supremo do badalado restaurante Les Halles, de Nova York, começa a comer o que a cidade tem de melhor. Seu estado de espírito muda, seu programa muda, sua opinião... bem talvez a estética, não.

A primeira parada de Bourdain é o Mercado Municipal, onde, 11h, chega e pede o famoso sanduíche de mortadela e uma cerveja. É o mais completo anônimo. Só chama atenção mesmo porque uma equipe de TV o segue a todo lugar. "Anthony Quem??", pergunta um consumidor à reportagem. "Nunca ouvi falar."

Após comer o gigantesco sanduíche, seus olhos brilham. "Isso definitivamente é o tipo de comida que eu gosto."

Para continuar no clichê, ele também visita uma escola de samba, a Rosas de Ouro, onde parece ficar de mau humor. "Adoro o Brasil, adoro São Paulo, mas estranhos suados perto de mim? Não, obrigado", diz irônico para a câmera.

A partir daí o chef e escritor passa a conhecer apenas delícias da alta e baixa gastronomia paulista: come testículos no bar Valladares, na Lapa (zona oeste); lambe os beiços e toma 14 caipirinhas no Manacá, em Camburi (litoral); acorda numa ressaca antológica e vai amenizá-la no bar Santa (Vila Madalena) e ainda tem uma refeição nababesca no Leopoldina, em plena Daslu.

Bourdain também passeia com seu colega de profissão, o chef Jun Sakamoto, e come espetinhos de carne suspeita na rua; participa de um churrasco com futebol "soçaite", molhado por litros de cerveja; por fim, come uma feijoada na casa de uma cozinheira simples, Claudia, uma senhora negra e imensa, que se engraça por um Bourdain envergonhado, mas agora em delírio.

No final do programa, Bourdain finalmente é arrebatado e admite: se não caiu de amores por São Paulo, está nocauteado por sua comida.

Serviço
Programa: "Sem Reservas"
Quando: 7 de setembro, em vários horários
Onde: Discovery Travel & Living
Quem pode assistir: Assinantes da TVA e Sky, Você TV e Telefônica TV Digital

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Ford Fiesta Ford Fiesta Confira aqui! A partir de R$ 15.749

Notebook Notebook LED, HDMI e USB, a partir de 14x de R$ 62,23

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página