Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2007 - 08h07

6ª Bienal do Mercosul reúne 67 artistas em Porto Alegre

Publicidade

da Efe, em Porto Alegre

Começa hoje a sexta edição da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, que reúne 250 obras de 67 artistas de diversas partes do mundo.

A edição de 2007 vai até dia 18 de novembro e conta com três exposições individuais que homenagearão o brasileiro Oyvind Fahlstrom, o argentino Jorge Macchi e o uruguaio Francisco Matto.

Também estão programadas mostras itinerantes em algumas cidades da região.

O programa da Bienal ainda prevê três grandes mostras com artistas de todo o mundo, principalmente sul-americanos, batizadas como "Conversas", "Zona Franca" e "Três Fronteiras".

O espanhol Gabriel Pérez-Barreiro é o curador geral da mostra deste ano.

Além das exposições coletivas que serão realizadas nos armazéns do porto, duas mostras individuais terão como sede o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a outra acontecerá no centro Santander Cultural.

Segundo Pérez-Barreiro, os três artistas que foram convidados para realizar exposições individuais este ano são contemporâneos, com influências dos anos 1960 e do modernismo, e "representam diferentes momentos da história da arte latino-americana".

Fahlstrom, o único artista brasileiro homenageado com exposições monográficas no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Centro Georges Pompidou (Paris) e na Moderna Museet de Estocolmo, terá sua primeira mostra particular no Brasil.

Já Macchi é um dos artistas contemporâneos mais reconhecidos da Argentina. Ele trabalha com objetos cotidianos adaptados a instalações, vídeos e fotografias, entre outros meios de arte.

Com um trabalho que revela seu interesse pelas culturas pré-colombinas, o uruguaio Matto é considerado um artista que harmoniza muito bem as artes antigas e as linguagens contemporâneas.

Dentre os brasileiros com obras incluídas nas exposições estão Waltércio Caldas, Nélson Leirner, Cildo Meireles, Laura Belém, Rivane Neuenschwander.

Além de latino-americanos, a Bienal exibe a produção de artistas da Suécia, Paquistão, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Bulgária e Líbano, entre outros.

6ª Bienal do Mercosul

Quando: 1º de setembro a 18 de novembro, das 9h às 21h.

Onde: Armazéns do Cais do Porto (av. Mauá, 1050, entrada A3 e A4, Centro)

Mostra Monográfica do artista Jorge Macchi - Santander Cultural (r. Sete de Setembro, 1028, Centro)

Mostras Monográficas dos artistas Francisco Matto e Öyvind Fahlström - MARGS - Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº, Centro)

Quanto: Entrada Franca

Site: http://www.bienalmercosul.art.br

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página