Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2003 - 05h11

Atriz Maria Paula flerta cada vez mais com palco

VALMIR SANTOS
da Folha de S.Paulo

Primeira-dama do "Casseta & Planeta, Urgente!", casamento de nove anos com os sete marmanjos do programa humorístico, Maria Paula flerta cada vez mais com o teatro.

Amanhã, ela estréia em São Paulo "Todo Mundo Tem Problemas (Sexuais)", comédia do diretor Domingos Oliveira que ocupa o DirecTV Music Hall, em Moema, por três noites.

"É minha estréia no espetáculo, não a estréia do espetáculo", avisa aos amigos. A comédia é apresentada desde 2000, com algumas mudanças no elenco.

Maria Paula, 32, se desdobra em vários personagens, como a "loira gostosona" que assanha o colega atrás do balcão de uma farmácia ou a quarentona católica fervorosa atentada pelo chefe.

São seis quadros, seis histórias extraídas da coluna que o psicanalista Alberto Goldin assina no jornal "O Globo". Os títulos de cada uma dão a medida dos embates e deleites amorosos: "Sedução", "Fidelidade", "Impotência", "Perversão", "Desejo" e "Preferências Sexuais".

Goldin costurou o texto a quatro mãos com Domingos Oliveira, que já se mostrou um expert em relacionamentos no cinema ("Todas as Mulheres do Mundo", "Separações" etc.).

As cenas são protagonizadas sempre por um homem e uma mulher, não necessariamente heterossexuais. Um segundo casal, amantes-conselheiros, pontuam os ditos problemas sexuais ou a ausência deles.

O elenco, além de Maria Paula, é formado por: Priscila Rozenbaum, Ludmila Rosa, Orã Figueiredo e Ricardo Kosovski.

Compasso de espera

Maria Paula aceitou o convite de Oliveira como que em compasso de espera para a próxima peça do autor, "Largando o Escritório", em produção. Trata de uma galera de yuppies paulistas que vai para a casa de praia e "chuta o pau da barraca", nas palavras da ex-VJ da MTV.

"Todo Mundo Tem Problemas (Sexuais)" é sua terceira atuação profissional nos palcos. Tudo começou com "Omelete" (1998), dirigida por Hamilton Vaz Pereira, um dos pais do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, celeiro do teatro besteirol no Rio dos anos 60 e 70 (saíram dali Regina Casé, Daniel Dantas e Luiz Fernando Guimarães, entre outros).

Depois, foi dirigida por Moacir Chaves em "As Desgraças de uma Criança", de Martins Pena.

"Quando comecei com o teatro queria desvendar esse mistério que é fazer o outro rir", diz Maria Paula.

Colhe boas experiências no "Casseta & Planeta, Urgente!", da adrenalina das intervenções ao vivo, como apresentadora, aos quadros nos quais imita personalidades da vida política ou personagens das novelas, sempre na chave da paródia.

Mas é o teatro, diz, que vem lhe dando ainda mais segurança diante das câmeras. "O teatro te dá muito sentimento a cada cena, a cada personagem. É profundo no universo psicológico, emocional. Ter acesso a esse mundo que a gente guarda dentro da gente é uma ferramenta muito boa para o ator", afirma Maria Paula.

Também estreará no cinema em breve, no longa-metragem "Casseta & Planeta Rumo ao Oscar", da respectiva turma.

A extroversão de Maria Paula no palco e na televisão contrasta com sua outra face: a de psicóloga. Formou-se em 1991, em São Paulo, e manteve clínica no Rio durante dois anos. Abandonou o atendimento por causa da carreira. No plano pessoal, porém, segue praticando terapias alternativas, da massagem à meditação.

TODO MUNDO TEM PROBLEMAS (SEXUAIS)
Autor: Alberto Goldin e Domingos Oliveira
Direção: Domingos Oliveira
Com: Priscila Rozenbaum, Maria Paula, Ludmila Rosa, Orã Figueiredo e Ricardo Kosovski
Onde: DirecTV Music Hall (av. dos Jamaris, 213, Moema, São Paulo, tel. 0/xx/11/6846-6040)
Quando: somente amanhã e sábado, às 22h, e dom., às 20h30
Quanto: de R$ 30 a R$ 60
Patrocinadores: Volkswagen, Unibanco AIG e Gol Linhas Aéreas
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página