Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2007 - 09h27

Brasileiro Cao Guimarães mostra vida na rua no Festival de Veneza

Publicidade

da Ansa, em Veneza

"Andarilho", novo filme do cineasta e artista plástico brasileiro Cao Guimarães, foi exibido na terça-feira (4), na seção oficial "Horizontes" da 64ª Mostra de Veneza.

O filme de Guimarães apresenta três vagabundos mergulhados em seus próprios pensamentos ou dedicados a suas comidas. Eles são enfocados como meros objetos de composição/atenção da câmera cinematográfica, como se fossem elementos de uma instalação artística.

A imparcialidade do olhar do cineasta faz com que até uma lagosta que atravessa a estrada possua o mesmo peso e seja colocada no mesmo nível dos protagonistas. Elementos puramente figurativos ou estéticos ganham forma de personagem, sob a direção de Cao Guimarães.

Um dos vagabundos monologa metafisicamente, outro divaga e diz frases sem sentido e o terceiro se limita a ouvir, distraidamente, ruídos do mundo externo. A ausência total de dramaturgia ou linha narrativa tem momentos de fascinação --que os cerca de 20 espectadores atraídos pela experiência imagética de Cao pareciam seguir atentamente, em Veneza.

O diretor, de 42 anos e artista plástico desde fins dos anos 80, cultua o cinema que flui lentamente como um rio sem rumo fixo, um cinema que busca "desbanalizar" a imagem. Seus andarilhos respondem perfeitamente a essa identidade estética, que teve poucos --mas fiéis-- admiradores na mostra italiana.

Cao Guimarães, que atua como cineasta desde 1998, não costuma lançar seus filmes nas grandes salas de cinema, mas já teve obras consagradas em festivais, como o documentário "A Alma do Osso" (2004, 74'), premiado no "É tudo verdade". O filme "Andarilho" não participa do concurso em Veneza.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Antonio Queiroz Junior (1) 09/09/2007 05h24
Antonio Queiroz Junior (1) 09/09/2007 05h24
SAO GONCALO / RJ
"Ang Lee ganha Leão de Ouro pelo 2º ano consecutivo."


Segundo prêmio consecutivo? Coitado do excelente filme "Em Busca da Vida", que ganhou em 2006, e está em cartaz atualmente em algumas cidades brasileiras.

2005 - Brokeback Mountain - Ang Lee
2006 - Still Life (Em Busca da Vida) - Jia Zhang-Ke
2007 - Lust, Caution - Ang Lee


Erramos, né?
11 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página