Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2003 - 10h11

Saiba mais sobre o seriado "Capitão Aza"

Publicidade

LETÍCIA JARDIM GUEDES
da Folha Online

Com o lema "Aqui fala o Capitão Aza, comandante em chefe das Forças Armadas infantis deste Brasil", Wilson Vianna abria os capítulos do seriado que levou o nome do personagem e fez sucesso entre as crianças dos anos 60 e 70.

O programa era transmitido pela TV Tupi de segunda a sexta e durou 14 anos, de 1966 a 1979.

O Capitão Aza usava uniforme da Aeronáutica e capacete com asinhas desenhadas e óculos escuros. Ele iniciava o programa em um disco voador e fazia contagem regressiva, o que mais tarde inspirou a apresentadora Xuxa, em seu programa "Xou da Xuxa", na TV Globo.

O nome Aza, com "z", teria sido criado para homenagear um herói da Força Aérea Brasileira que lutou na Segunda Guerra Mundial, conhecido como coronel Azambuja.

Além do sucesso na TV, o Capitão Aza gravou um compacto com a cantora Martinha nos anos 70.

Por causa do personagem, o ator Wilson Vianna recebeu a medalha do Mérito de Santos Dumont, concedida pela Aeronáutica Brasileira, e o diploma de Capitão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1997, foi lançado o livro "A Vida Trepidante de Wilson Vianna, O Capitão Aza", de Dora Mendonça, pela editora Topbooks, que conta detalhes da história do ator e de seu personagem mais famoso.


Leia mais
  • Morre o ator Wilson Vianna, o "Capitão Aza"
  • Erramos: Saiba mais sobre o seriado "Capitão Aza"a>
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página