Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2007 - 12h55

Festival de Cinema do Rio exibirá mais de 400 filmes

Publicidade

da Efe, em Rio de Janeiro

O Festival de Cinema do Rio de Janeiro começa hoje (20) e promete a exibição de mais de 400 filmes de todos os tipos em várias mostras paralelas.

Divulgação
Wagner Moura (centro) vive oficial do Bope da PM em "Tropa de Elite", exibido no festival
Wagner Moura (centro) vive oficial do Bope da PM em "Tropa de Elite", exibido no festival

A maratona anual é uma concorrente eclética do melhor (e às vezes o pior) do cinema mundial contemporâneo. A principal mostra, "Panoramas", exibirá pela primeira vez no Brasil os filmes apresentados ao longo do ano em festivais tradicionais, como os de Berlim, Veneza e Cannes.

De hoje a 4 de outubro, cerca de 30 salas de cinema e "lonas culturais" em 17 bairros da capital do Rio de Janeiro abrigarão as 20 mostras de vários gêneros e tendências.

A "Premiere Brasil", a única competitiva, exibe as mais recentes produções nacionais entre longas e documentários. A abertura será na noite de hoje, no Odeon, na Cinelândia, com o polêmico "Tropa de Elite" (2007).

O festival terá mostras tão diferentes, como "Clássicos Chineses", "Mundo Gay", "Cem Anos de John Wayne", "Expectativa 2007", "Geração" e "Filme DOC", entre outras.

A "Premier Latina" terá exibição dos filmes argentinos "A Antena" (2007, de Esteban Sapir), "O Assaltante" (2007, Pablo Fendrik), "O Caminho de San Diego" (2006, Carlos Sorín) e "La Señal" (2007), com direção e atuação do consagrado Ricardo Darín.

A Colômbia será representada por "Bluff" (2007) de Felipe Martínez,e "PCV-1" (2007) de Spiros Stathoulopoulus, além de "Satanás" (2007), uma co-produção com o México, dirigida por Andrés Baiz.

O México também terá outros representantes, como "Déficit" (2007), na estréia do ator Gael García Bernal como diretor; e "O Búfalo da Noite" (2007), de Jorge Hernández Aldana, baseado em um romance de Guillermo Arriaga, roteirista de sucessos internacionais como "Amores Brutos" (2000), "21 Gramas" (2003) e "Babel" (2006).

Vários filmes espanhóis ou em co-produções com equipes de Chile, México e Argentina também estão na mostra, incluindo "Madrigal" (2006), de Fernando Pérez.

"Maldeamores" (2007), filme de Carlitos Ruiz e "A Qualquer Momento" (2006), de Anahí Hoeneisen também serão exibidos na mostra.

Além dos filmes, o Festival terá debates, jornadas de discussão com convidados estrangeiros e um seminário sobre temas atuais do mercado audiovisual, tendências e novas tecnologias.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página