Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2003 - 05h48

Especial traça eixo entre arte e metrópole

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

"A cidade é um céu na terra. Um céu doido." Assim começa a análise do músico Hermeto Pascoal sobre a influência do "céu doido" em sua produção, em "Cityados", documentário que a TV Cultura exibe amanhã, às 21h.

O longa-metragem, inédito na televisão, traça a relação entre a arte e as metrópoles. Para isso, entrevista artistas das mais diversas áreas, como os cineastas Sergio Bianchi, Tata Amaral e Ugo Giorgetti, a cantora Fernanda Abreu, o rapper Rappin' Hood e o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa.

O roteiro e a direção do documentário são de Patrícia Travassos e Marcos Maciel, que fazem parte da equipe do programa "Metrópolis", da TV Cultura.

"A idéia de produzir 'Cityados' surgiu no ano passado, quando fizemos para o programa a cobertura da Bienal de SP, que era sobre cidades, e do Arte/Cidade [projeto que colocou instalações em pontos de SP]", diz Maciel.

"Percebemos que essa discussão precisava ser expandida para artistas, músicos, todos que têm um papel importante na vida das metrópoles", afirma.

O longa, com uma hora de duração, é dividido em três blocos. Cada um tem como base uma das três perguntas principais feitas aos entrevistados: 1) Como a arte é influenciada pela cidade?; 2) Como a arte influencia a cidade? e 3) Qual é o papel da arte na cidade?

O músico e acadêmico José Miguel Wisnik funciona como um eixo entre as três questões, desenvolvendo uma rica análise dos centros urbanos. Revela algumas percepções inusitadas, como a de que a cidade é responsável pelo surgimento da pessoa "blasé". "Tudo ela já viu. É uma espécie de insensível pelo excesso", diz.

A trilha sonora do filme é resultado de uma mistura de base eletrônica criada pelo badalado DJ Renato Cohen com arranjos do músico Lívio Tragtenberg e finalização do Duofel. Traz também músicas inéditas de Wisnik e Hermeto Pascoal.

CITYADOS
Direção:
Patrícia Travassos e Marcos Maciel
Quando: amanhã, às 21h, na TV Cultura
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página