Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2007 - 22h24

Atriz sérvia é atacada por interpretar albanesa em filme

Publicidade

da Ansa, em Belgrado

Mirjana Karanovic, uma das atrizes sérvias mais populares e apreciadas pela crítica, foi acusada de traição à pátria por nacionalistas sérvios.

Berlinale/AP
Atriz Mirjana Karanovic (dir.), ao lado de Leon Lucev, em cena do filme "Grbavica"
Atriz Mirjana Karanovic (dir.), ao lado de Leon Lucev, em cena do filme "Grbavica"

A acusação foi provocada pelo fato de Mirjana ter aceitado interpretar o papel da mãe de um albanês-kosovar em um filme intitulado "Mirus", de produção norueguesa, e de ter vivido uma muçulmana no filme bósnio "Grbavica", vencedor do Urso de Ouro no último festival de Berlim.

A campanha contra a atriz foi iniciada pelo jornal sensacionalista "Kurir", de postura machista e defensor de slogans patriarcais. O jornal acusou Mirjana de fazer parte da propaganda inimiga e de propagar o "ódio anti-sérvio".

A publicação estampou uma foto da atriz na primeira página, advertindo que "muitos na Sérvia não esqueceram" a personagem croata interpretado por Mirjana em 2003, nem as declarações "blasfemas" de sua personagem atual contra os combatentes sérvios.

A atriz já havia sido alvo de ofensas e intimidações por parte de grupos de jovens extremistas e até de integrantes do partido radical sérvio, após o lançamento de "Grbavica".

Em sua defesa está a União dos Jornalistas, que classificou como inaceitável a atitude do jornal "Kurir", advertindo que a acusação de "traição nacional" pode até mesmo colocar em risco a integridade física da atriz, e representantes políticos da ala mais liberal do governo sérvio. Entre eles, o ministro da Cultura, Vojislav Brajovic, que condenou as ameaças à "liberdade artística e à segurança de vida" da atriz.

Mirjana, por sua parte, disse estar magoada por essas manifestações de ódio, mas também "consolada pelas manifestações de solidariedade de muitas pessoas". A atriz disse que o jornal "não merece nem mesmo resposta".

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página