Publicidade
Publicidade
19/05/2003
-
05h06
colunista da Folha
Com programações totalmente distintas, as TVs Cultura e Gazeta têm públicos com perfis econômicos semelhantes. São as emissoras abertas com maior participação de classe AB, a mais rica, entre seus telespectadores. A grade da Cultura é predominantemente infantil, enquanto a Gazeta transmite programas femininos, religiosos e de televendas.
Segundo o Ibope, o público da Gazeta, embora pequeno, é formado por 39,1% de pessoas da classe AB, 42,7% da classe C e por apenas 18,3% de telespectadores da classe DE, a mais pobre. A TV Cultura registra uma audiência formada por 37% de classe AB, 39,6% de C e 23,4% de DE.
Ambas as redes registraram audiência média diária de apenas 1 ponto na Grande São Paulo em 2002 (onde cada ponto equivale a cerca de 48,5 mil domicílios).
A qualificação econômica é fator determinante na distribuição de verbas publicitárias. Mas a Gazeta, que tem público mais adulto do que a Cultura, é praticamente ignorada por grandes anunciantes, por causa da baixa média diária de audiência.
A rigor, Globo (média diária de 20 pontos) e SBT (10 pontos) são as redes que atingem o maior público qualificado. O público da Globo é 33,9% de AB, 40% de C e 26,1% de DE. O do SBT, 22,6% de AB, 41% de C e 36,3% de DE. A audiência da Record (4 pontos) é composta por 28,2% de AB, 39,4% de C e 32,4% de DE.
Outro canal
Caixa
A Globo faturou entre janeiro e abril cerca de R$ 800 milhões, o equivalente a um terço de suas receitas em 2002. O resultado superou as expectativas da TV, que agora projeta um faturamento de até R$ 3,2 bilhões em 2003. Os dados são extra-oficiais.
Cáries
A novela das sete da Globo, "Kubanacan", deverá virar marca de chiclete. As negociações com um fabricante de doces estão avançadas. Já a novela das oito, "Mulheres Apaixonadas", acaba de emprestar seu nome a uma coleção de relógios da marca Euro.
Fronteira
A Record assinou contrato sexta-feira e terá, a partir de 1º de junho, seu sinal distribuído por operadora de TV paga via satélite no Japão. O canal internacional da Record já é distribuído nos Estados Unidos e em países da África.
Fica
Ex-diretor-geral de produção e programação da Band, Rogério Gallo deve continuar no grupo Bandeirantes, mas não na emissora aberta, da qual se afastou em março, após atritos com o vice-presidente Marcelo Parada. Um novo contrato já está pronto.
Marca
Passou a ser chamado de "Big Band" o programa dominical que José Luiz Datena e Jorge Kajuru devem estrear em junho, na Band. O primeiro nome, "Tela Cheia", já foi registrado pela Rede TV! em 2002.
Outro Canal: Cultura e Gazeta atraem público similar
DANIEL CASTROcolunista da Folha
Com programações totalmente distintas, as TVs Cultura e Gazeta têm públicos com perfis econômicos semelhantes. São as emissoras abertas com maior participação de classe AB, a mais rica, entre seus telespectadores. A grade da Cultura é predominantemente infantil, enquanto a Gazeta transmite programas femininos, religiosos e de televendas.
Segundo o Ibope, o público da Gazeta, embora pequeno, é formado por 39,1% de pessoas da classe AB, 42,7% da classe C e por apenas 18,3% de telespectadores da classe DE, a mais pobre. A TV Cultura registra uma audiência formada por 37% de classe AB, 39,6% de C e 23,4% de DE.
Ambas as redes registraram audiência média diária de apenas 1 ponto na Grande São Paulo em 2002 (onde cada ponto equivale a cerca de 48,5 mil domicílios).
A qualificação econômica é fator determinante na distribuição de verbas publicitárias. Mas a Gazeta, que tem público mais adulto do que a Cultura, é praticamente ignorada por grandes anunciantes, por causa da baixa média diária de audiência.
A rigor, Globo (média diária de 20 pontos) e SBT (10 pontos) são as redes que atingem o maior público qualificado. O público da Globo é 33,9% de AB, 40% de C e 26,1% de DE. O do SBT, 22,6% de AB, 41% de C e 36,3% de DE. A audiência da Record (4 pontos) é composta por 28,2% de AB, 39,4% de C e 32,4% de DE.
Outro canal
Caixa
A Globo faturou entre janeiro e abril cerca de R$ 800 milhões, o equivalente a um terço de suas receitas em 2002. O resultado superou as expectativas da TV, que agora projeta um faturamento de até R$ 3,2 bilhões em 2003. Os dados são extra-oficiais.
Cáries
A novela das sete da Globo, "Kubanacan", deverá virar marca de chiclete. As negociações com um fabricante de doces estão avançadas. Já a novela das oito, "Mulheres Apaixonadas", acaba de emprestar seu nome a uma coleção de relógios da marca Euro.
Fronteira
A Record assinou contrato sexta-feira e terá, a partir de 1º de junho, seu sinal distribuído por operadora de TV paga via satélite no Japão. O canal internacional da Record já é distribuído nos Estados Unidos e em países da África.
Fica
Ex-diretor-geral de produção e programação da Band, Rogério Gallo deve continuar no grupo Bandeirantes, mas não na emissora aberta, da qual se afastou em março, após atritos com o vice-presidente Marcelo Parada. Um novo contrato já está pronto.
Marca
Passou a ser chamado de "Big Band" o programa dominical que José Luiz Datena e Jorge Kajuru devem estrear em junho, na Band. O primeiro nome, "Tela Cheia", já foi registrado pela Rede TV! em 2002.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice