Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2007 - 09h14

Peter Greenaway abre 16º festival de arte eletrônica

Publicidade

FABIO RIGOBELO
do Guia da Folha

A cada dois anos, uma metamorfose. O Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil volta transformado em sua 16ª edição, buscando aproximar ainda mais arte, vídeo e cinema. Uma inédita performance ao vivo e a céu aberto do britânico Peter Greenaway, neste domingo, abre o evento.

Voltar às origens do cinema experimental, buscando na história dessa forma de expressão os elementos precursores da videoarte, é um dos focos do festival.

Daí a escolha do subtítulo "Limite: Movimentação de Imagem e Muita Estranheza", tendo o filme de Mário Peixoto ("Limite", 1931) como uma espécie de "farol", levando o Videobrasil ao passado e aos pioneiros do experimentalismo no cinema (simbolizados por Peixoto) e, posteriormente, na videoarte (o alemão Marcel Odenbach e o americano Kenneth Anger ganham programas exclusivos).

Outra novidade é a ocupação de um novo espaço pelo festival, que até 2005 acontecia no Sesc Pompéia. Desta vez, o Sesc Avenida Paulista e o Cinesesc recebem a programação. Térreo, mezanino e mais três andares do prédio da Paulista foram adaptados para receber vídeos em looping e instalações.

A curadoria é de Solange Farkas, que para a mostra competitiva (Panoramas do Sul) selecionou 66 trabalhos que mapeiam a produção recente de países da América Latina, África, Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia e Oceania.

Serviço:
Quando: de 30/09 a 25/10
Onde: - Unidade Provisória do Sesc Paulista (av. Paulista, 119, Bela Vista, região central, tel. 3179-3700)
- Cinesesc (r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, região oeste, tel. 3082-0213)
- Fundação Armando Álvares Penteado - teatro (r. Alagoas, 903, Higienópolis, região central, tel. 3662-7198)
Programação completa: www.videobrasil.org.br/16

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página