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20/05/2003 - 04h17

Outro Canal: Governo vai mudar distribuição de canais

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

O Ministério das Comunicações prepara novas regras para a distribuição de canais educativos e retransmissores (RTVs), que não precisam de licitação --apenas os canais geradores, que podem veicular programação e publicidade, necessitam de concorrência.

Em encontro promovido pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) há duas semanas, o ministro Miro Teixeira disse: "O jogo vai ser duro. Não vai ter autorização [no caso de RTVs] ou concessão [no caso de TVs educativas] dadas. Vai ser tudo por licitação".

Responsável por essa área, o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Eugênio Fraga, ainda se recusa a dar detalhes sobre as novas regras. "O que estamos propondo e estudando é o estabelecimento de critérios. O ministro não irá tomar decisões autocráticas", afirmou à Folha.

Atualmente, o único critério para a outorga de RTVs é o vago "interesse público" --quem decide é o ministro. Isso vem gerando distorções. Com uma ou duas geradoras de TV, entidades vêm formando redes nacionais. É o caso da católica Canção Nova e da evangélica Rede Internacional de Televisão, que possuem cerca de cem RTVs cada. Gugu Liberato, antes mesmo de comprar uma concessão em Cuiabá, já possuía mais de 30 RTVs. A distribuição de RTVs está paralisada desde janeiro. No país, existem 254 geradoras e 7.998 RTVs.

Outro Canal

Oportunidade 1


A cúpula da Globo em São Paulo ficou preocupada na última sexta-feira ao saber que o "Domingo Legal", do SBT, iria lançar anteontem um quadro parecido com o novo "reality show" da emissora, "O Jogo", de investigação de um assassinato fictício, que estréia dia 27.

Oportunidade 2

De fato, o quadro, "Qual É o Mistério?", que já foi exibido em 1995, voltou repaginado ao SBT. Nele, "atores" como Sonia Lima e Ellen Roche encenaram um crime, que platéia e convidados tentaram esclarecer. O efeito no Ibope, no entanto, foi nulo: enquanto esteve no ar, das 15h20 às 15h46, o quadro perdeu de 13 a 18 pontos para o "Domingão do Faustão" na Grande SP.

Concorrência

Ficou para o próximo dia 28 a apresentação à imprensa do primeiro relatório do Datanexus, nova empresa de medição de audiência de TV, concorrente do Ibope. "Vai ter muito pano para manga, muita discussão", avisa Carlos Novaes, diretor do Datanexus --que foi financiado pelo SBT.

Fritura

Apresentadora do "Dia a Dia", Olga Bongiovanni pediu sexta-feira, à cúpula da Band, a cabeça da diretora do programa, no cargo há dois meses. Ontem, a diretora foi substituída "no ar" --o programa já tinha começado quando apareceu um novo diretor, indicado pelo empresário de Olga, Beto Carreiro.

 

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