Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2000 - 18h16

Morre Juan Tomás de Salas

Publicidade

da France Presse
em Madri

Juan Tomás de Salas, fundador do grupo 16, um dos principais grupos de imprensa da transição espanhola para a democracia, e redator de vários órgãos internacionais como a agência France Presse ou "The Economist", morreu esta terça-feira (22), em Madri, aos 62 anos.

De Salas, nascido a 30 de abril de 1938 em Valladolid (centro da Espanha), era formado em direito pela Universidade Complutense de Madri e doutor em História Econômica pela Sorbone, destacando-se por suas atividades de oposição ao ditador Francisco Franco.

Este ativismo o levou a pedir asilo em 1962 à embaixada da Colômbia na Espanha, de onde se trasladou ao país sul-americano começando a trabalhar no jornal "El Tiempo" até que conseguiu uma bolsa para estudar na Sorbone em Paris, onde entrou no serviço latino-americano da agência France Presse até 1968.

Em 1969 vai para Londres, onde trabalhará na edição latino-americana de "The Economist" até que regressou à Espanha, onde fundou em 1971 a Sociedade Informação e Publicações que editaria vários jornais e revistas como Diario 16 ou Cambio 16, que marcaram a época do pós-franquismo no país. Em 1997 ele se despediu dos leitores com uma coluna no Diario 16.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online - uol.folha.ilustrada
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página