Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2003 - 19h26

Série "Jazz à Brasileira" começa na segunda-feira no Sesc Consolação

da Folha Online

O Sesc Consolação apresenta durante o mês de junho, em sua programação musical, a série de shows Jazz à Brasileira, que destaca a influência deste estilo musical na música instrumental brasileira. Participam da série: Toninho Horta, Mandu Sarará, Lupa Santiago e Carlos Ezequiel, Celso Pixinga, Nenê Trio, Paulo Bellinati e Harvey Wainapel, Zarabatana, Dino Rangel, Nelson Ayres Trio e Sizão Machado.

Confira a programação:

Toninho Horta
Quando: dias 2 e 3 de junho, segunda e terça, às 20h.
Guitarrista reconhecido internacionalmente, tem vários CD's de gravados, além de participações com artistas consagrados como Gal Costa, Nana Caymmi e Milton Nascimento, entre outros. No repertório da série Jazz à Brasileira, as músicas "Manoel", "O Audaz", "Beijo Partido", "Bons Amigos", "From Ton To Tom" e "Durango Kid".

Mandu Sarará
Quando: dia 4 de junho, quarta, às 20h.
Quinteto de música instrumental que pesquisa ritmos regionais, formado por Beto Spordeler (sax e flauta), Lucas Vargas (acordeão, teclado e escaleta), Márcio Arantes (baixo acústico e elétrico), Mário Gaiotto (bateria e percussão) e Rodrigo Bragança ( guitarra, violão e viola). Seu trabalho sofre influências de músicos como Tom Jobim, Milton Nascimento, Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal.

Lupa Santiago e Carlos Ezequiel
Quando: dia 5 de junho, quinta, às 20h.
Juntos desde 1996, a dupla apresenta um repertório que mescla a música brasileira com a influência do jazz norte-americano e europeu.

Celso Pixinga
Quando: dia 9 de junho, segunda, às 20h
Conhecido como um dos baixistas mais rápidos do mundo, já tocou com grandes nomes da MPB e Jazz. Com 20 anos de carreira, Pixinga apresenta-se acompanhado por sua banda e, no repertório, faz um apanhado de seus 13 discos.

Nenê Trio
Quando: dia 10 de junho, terça, às 20h.
O baterista do histórico Quarteto Novo (primeiro grupo de Hermeto Paschoal) mostrará - com Guilherme Ribeiro (guitarra) e Alberto Luccas (contrabaixo) - um repertório jazzista repleto de ritmos brasileiros.

Trio Harvey Wainapel
Quando: dia 11 de junho, quarta, às 20h.
Saxofonista e clarinetista, Harvey já tocou com músicos do calibre de McCoy Tyner, Joe Lovano, Joe Henderson, Ray Charles, Johnny Coles, entre outros. Seu profundo envolvimento com a música brasileira levou-o a compartilhar o palco com mestres como Dori Caymmi, Airto Moreira, Flora Purim, Guinga, Jovino Santos Neto e Nelson Ayres. A formação do show para a série Jazz à Brasileira será: Harvey Wainapel -- sax e clarinete; Bob Wyatt -- bateria; Alberto Lucas -- baixo acústico.

Sizão Machado
Quando: dia 12 de junho, quinta, às 20h.
Contrabaixista, conhecido internacionalmente, já atuou ao lado de Chet Baker, Elis Regina, Djavan, Herbie Mann e Chico Buarque entre outros. A concepção, a rítmica, as harmonizações "violonísticas" transpostas para o contrabaixo, aliadas a um extremo bom gosto e sofisticação, fazem com que seu estilo inconfundível seja reconhecido em qualquer gênero musical. Em suas apresentações, Sizão Machado é acompanhado por Tiago Costa (teclado), Vitor Alcântara (saxofone e flauta), Daniel d'Alcântara (trompete) e Edu Ribeiro (bateria).

Nelson Ayres Trio
Quando: dia 16 de junho, segunda, às 20h.
O trio é composto pelo pianista Nelson Ayres, pelo baterista americano Bob Wyatt e pelo contrabaixista Rogério Botter Maio. No repertório, clássicos do cult jazz, bebop, passando pela bossa nova e sua fusão com estas tendências, e composições de Nelson Ayres tais como "Mantiqueira", "New Life" e "Caminho de Casa", entre outras.

Dino Rangel
Quando: dia 17 de junho, terça, às 20h.
Guitarrista e compositor carioca, Dino Rangel estudou com os guitarristas Mike Stern e John Abercrombi. Na série Jazz à Brasileira mostra músicas do CD "Café", acompanhado por Marcio Bahia (bateria), Mazinho Ventura (baixo) e Zé Canuto (sax).

Zarabatana
Quando: dia 18 de junho, quarta, às 20h.
As experiências individuais e a afinidade musical trouxeram ao grupo uma sonoridade particular, fruto da combinação de raízes brasileiras com elementos jazzísticos. Apresentam músicas do CD "Aurê Dorival Caymmi", cujos textos do encarte são do próprio compositor, além de músicas do CD que será lançado neste ano.

JAZZ À BRASILEIRA
Quando: de 2 a 18 de junho, sempre às 20h
Onde: no Hall de Convivência do Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245)
Quanto: entrada franca
Informações: 0/xx/11/3234-3000
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página