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04/06/2003 - 04h21

Outro Canal: Silvio Santos recua e reavalia Datanexus

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Primeiro concorrente do Ibope, o Datanexus, financiado pelo SBT, não deverá mais ser extinto, conforme anunciado na semana passada, após impasse entre Silvio Santos e o cientista político Carlos Novaes, presidente do instituto de pesquisas de audiência, sobre a propriedade da marca.

Convencido por executivos do SBT, Silvio Santos recuou, está revendo suas posições e nomeou seu sobrinho e superintendente comercial, Guilherme Stoliar, como novo interlocutor das negociações, retomadas. A desativação da base de medição do Datanexus, que começaria ontem, foi adiada. Ambas as partes já dizem acreditar que chegarão a um "entendimento" nesta semana.

Após investir R$ 4 milhões em tecnologia e metodologia do Datanexus, Silvio Santos desfez a parceria com Novaes na véspera do lançamento do instituto. Temia, no futuro, ser traído por Novaes. Exigiu, então, a criação de uma nova marca, que seria sua.

Executivos do SBT convenceram Silvio Santos de que ser dono do instituto, além de tirar credibilidade, é coisa menor, não é o foco da emissora, que o investimento já foi feito e que o importante é ter dados alternativos ao Ibope. A repercussão dos primeiros relatórios do Datanexus (que não alteram o ranking do Ibope, mas são menos favoráveis à Globo) foi positiva, e emissoras e agências de publicidade manifestaram interesse em se tornar clientes.

Consumado 1

Criador do aparelho usado pelo Datanexus para medir audiência, no qual se dedicou durante mais de dez anos, Alfonso Aurin, superintendente de tecnologia do SBT, pediu demissão na semana passada, descontente com a implosão da parceria da emissora com o cientista político Carlos Novaes.

Consumado 2

Aurin diz que, apesar da retomada das negociações pela viabilização do Datanexus, que, acredita, terão final feliz, não irá rever seu pedido de demissão. "É uma decisão já tomada", afirma.

Sorte 1

Ameaçado de sair do ar, o "Show do Milhão", do SBT, terá uma sobrevida de pelo menos 90 dias. A emissora está fechando parceria com a operadora de telefonia celular Tim e com a fabricante Nokia, o que irá viabilizar uma nova rodada do programa.

Sorte 2

Participarão do "Show do Milhão", agora às quartas, proprietários de celulares Nokia com a bandeira da Tim. Os candidatos farão testes antes de serem selecionados para gravar o programa. Assim, o nível dos participantes deve melhorar. A parceria lembra a feita com a Nestlé, no ano passado.

Pechincha

A Globo está vendendo duas cotas de patrocínio, de R$ 105 mil cada, para a exibição do longa "Viva São João", com apresentação de Gilberto Gil, no dia 20, após o "Programa do Jô".
 

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