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23/08/2000 - 13h18

Peças assinadas por artistas ajudam MAM a comprar obras

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CELSO FIORAVANTE,
free-lance para a Folha de S. Paulo

O Jockey Club de São Paulo vai recuperar, no próximo dia 29, por uma noite, um pouco do glamour que a instituição tinha quando a sorte vinha a galope, nas patas de um cavalo, e não em seis números aleatórios marcados sobre uma cartela de papel ou em bolinhas numeradas caindo ao léu.

Naquela noite, estará abrigando o evento Bal Masqué Rouge Miroir, um sofisticado baile de máscaras cujo objetivo é levantar fundos para a aquisição de obras de arte contemporânea para o acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

O baile é sofisticado, pois as dez máscaras que deverão ser usadas foram confeccionadas por artistas plásticos e designers: Beatriz Milhazes, Sergio Romagnolo, Cabelo, os irmãos Fernando e Humberto Campana e Pablo Reinoso.

Este último é um artista argentino do elenco da galerista Ruth Benzacar (que morreu este ano). Reinoso é também responsável pela linha de design da Givenchy, que patrocina a festa. O traje será a rigor.

Estratégia

O evento está sendo organizado por Isabella Prata, presidente do Núcleo Contemporâneo do MAM-SP, e será uma estratégia de captação de recursos para aquisição de obras de arte para o acervo do museu.

Esta semana começaram a ser vendidas as 500 máscaras-convite para o Bal Masqué Rouge Miroir. Cada máscara terá uma tiragem de 25 ou cem exemplares.

As máscaras estão sendo vendidas pelo tel. 0/xx/11/ 3044-2739.

"Nosso objetivo é realizar, uma vez por ano, eventos para arrecadar fundos para a compra de obras de arte contemporânea para o acervo do MAM-SP", disse Isabella Prata.

"A idéia de criar as máscaras surgiu para incentivar as pessoas a irem à festa e encararem isso como um investimento. Elas estarão colaborando para o crescimento do acervo do museu, ficarão com um objeto que é uma obra de arte e ainda se divertirão na festa", complementou.

Um caso exemplar de valorização de uma obra de arte em tiragem múltipla é o prato "Home Sweet Home", do artista inglês Damien Hirst, que traz em sua estampa uma porção de bitucas de cigarro.

O prato foi lançado em 1998, com uma tiragem de 1.500 exemplares, ao preço de US$ 100. Um exemplar foi colocado em leilão no site norte-americano Artnet no mês passado e estava avaliado entre US$ 500 e US$ 800. Foi vendido por US$ 770.

A festa pretende ainda recuperar um pouco da tradição de eventos artísticos da cidade. Nos anos 30, um grupo encabeçado por Lasar Segall criou o Spam (Sociedade Pró-Arte Moderna), grupo que organizou festas e bailes de Carnaval com cenários e figurinos confeccionados por artistas como Segall, Portinari e Flávio de Carvalho.

"Vai ser uma oportunidade de os jovens usarem um black-tie. O traje a rigor cria uma uniformidade que será quebrada com a diferença das máscaras", disse Isabella Prata.

Outras atrações

A festa terá outras atrações, além das máscaras, bebidas, comidas e música. Alguns membros do Núcleo Contemporâneo e amigos do Museu de Arte Moderna decidiram, além de comprar as máscaras, doar obras de arte e outros bens para a festa.

Essas doações serão rifadas durante o evento, com números que estarão à venda por R$ 20 cada um. Entre os objetos que serão rifados estão um exemplar do múltiplo "Camelô" (de Cildo Meireles), um desenho de Ernesto Neto, uma escultura de Carlos Fajardo, um vestido de Issey Miyake, um terno Hugo Boss, um fundo de investimento com um depósito de R$ 500, uma assinatura anual da revista "Vogue" e outros.

Estão ainda previstas performances durante a festa. Para isso, a organizadora Isabella Prata está recebendo em seu e-mail (prata@uol.com.br) descrições de performances dos artistas interessados em participar.

"A performance é uma manifestação muito frequente no exterior, mas é pouco vista por aqui. Os museus internacionais chegam a comprar performances, mas isso não acontece no Brasil. Vai ser uma oportunidade de esses artistas apresentarem seus trabalhos, mas não tenho a mínima idéia do que pode acontecer", diz.

Núcleo Contemporâneo

O Núcleo Contemporâneo é uma iniciativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), que está em atividade há quatro meses e conta com 104 sócios.

A idéia da criação do núcleo partiu da coordenadora Camila Figueiredo, que, no ano passado, trabalhou como trainee no The Junior Associates do MoMA (Museum of Modern Art NY), onde adquiriu a experiência para a implantação de iniciativa semelhante no Brasil.

O núcleo é mantido pela anuidade que cada um dos sócios paga, que é de R$ 600. Metade do valor serve para a organização de palestras, viagens culturais e visitas a ateliês, museus e galerias, entre outras atividades. A outra metade é reservada à compra de obras para o acervo do museu.

O núcleo adquiriu, em junho último, sua primeira obra: uma fotografia da série "Chocolate", de Vik Muniz, que reproduz a tela inspirada na obra "A Descensão de Cristo da Cruz", de Caravaggio. A obra está exposta atualmente no saguão de entrada do MAM-SP.

"As pessoas e empresas pensam em ação social apenas quando se trata de crianças, deficientes, idosos... Mas eu considero a coleção de um museu uma ação social também. Um bom acervo é um combustível para os visitantes, que precisam ver a produção contemporânea; para os artistas, que precisam produzir e vender suas obras; e para o museu, que precisa se atualizar", disse Prata.

As atividades do grupo não se resumem às artes plásticas. "Procuramos criar um programa equilibrado que abranja todas as formas de expressão dos artistas contemporâneos, já que eles se expressam em diversos materiais e mídias, que ultrapassam os limites da pintura ou da escultura. Por isso, além de discutir arte, procuramos promover palestras com arquitetos, como Paulo Mendes da Rocha, assistimos a peça 'Apocalipse 1,11', fomos ao Rio de Janeiro visitar galerias, museus e ateliês, tivemos encontros com artistas. Ainda para este ano, estamos programando uma viagem a Berlim", disse Prata.

O grupo também é o responsável pela seleção das músicas que comporão quatro CDs, que serão lançados pela gravadora Trama para serem vendidos nas lojas do MAM-SP.

Evento: Bal Masqué Rouge Miroir
Local: Jockey Club de São Paulo (av. Lineu de Paula Machado, 1.263, Butantã, São Paulo, tel. 0/xx/11/816-4011)
Quando: dia 29, às 21h
Patrocinador: Parfums Givenchy

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