Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2003 - 13h16

Outro Canal: Globo chega ao cabo dos EUA e ao Canadá

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Lançado em 1999 e distribuído em 47 países, o canal internacional da Globo chega nesta semana ao Canadá, via cabo e satélite. O Canadá é o último dos países mais ricos do mundo a ser coberto pelo canal. Para operar no país, canais estrangeiros precisam de licença especial do governo, e só agora a Globo conseguiu a autorização.

Além do Canadá, a Globo Internacional anuncia nesta semana, em feira de TV paga em Chicago, o início de sua distribuição nos Estados Unidos por operadoras de cabo. Desde 99, a Globo só estava disponível nos EUA via satélite, serviço de TV paga que tem penetração de 14% nos domicílios do país (contra 68% do cabo).

Mesmo restrita ao satélite, a Globo Internacional tem nos EUA 45 mil assinantes, que pagam em média US$ 20 por mês só pelo canal. No mundo todo, o canal tem cerca de 200 mil assinantes, concentrados, principalmente, nos EUA, Japão, Angola, Moçambique e África do Sul.

Agora no cabo, a Globo espera ampliar sua base de assinantes nos EUA. Inicialmente, o canal será distribuído por operadoras de Nova York, Miami, Boston, Middlesex e San Francisco.

Camisa

É no mínimo curioso projeto de lei apresentado neste ano, pela deputada federal Laura Carneiro (PFL-RJ), e que será votado na próxima quarta pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. O projeto, que já tem parecer favorável, proíbe a exibição de filmes e espetáculos com cenas de sexo explícito sem o uso de preservativos.

Recorde

O "Saia Justa" (GNT) do último dia 28, com a senadora Heloísa Helena, foi líder de audiência entre os canais pagos, com média de 152 mil telespectadores por minuto. Nos domicílios com cabo, só ficou atrás da Globo e do SBT. Foi a maior audiência do programa, há pouco mais de um ano no ar.

Troca

O personagem que substituirá o de Netinho de Paula no seriado "Turma do Gueto", cuja terceira temporada estréia dia 16 na Record, é uma mulher. A vaga de professor de português da escola em que Ricardo (Netinho) dava aula será ocupada pela atriz Adriana Alcântara (Isabel). Outros quatro atores entram no elenco da série, entre eles Lui Mendes, ex-Globo.

Prateleira

Depois de Valéria Monteiro e Rolando Boldrin, a TV 7, produtora do grupo Traffic, finaliza agora um projeto de programa (uma "revista" para o público masculino) com a jornalista Amália Rocha, para exibição em canais abertos e pagos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página