Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2003 - 12h45

Fotografias de Sebastião Salgado serão expostas na Funarte

da Folha Online

Entram em cartaz amanhã, na Funarte, no Rio de Janeiro, as exposições "Nossa Gente" ( 1979) e "Sebastião Salgado" (1982). A remontagem das duas mostras fotográficas faz parte do Fotorio, evento idealizado pelo fotógrafo Milton Guran, que vai ocupar cerca de 90 galerias de arte e espaços culturais no Rio durante o mês de junho.

As duas exposições reúnem trabalhos que fazem parte do acervo do Centro de Documentação da Funarte, que detém fotos de 51 exposições organizadas pelo Instituto Nacional de Fotografia entre 1979 e 1992, num total de 3.700 documentos.

A Funarte possui, ao todo, cerca de 300 mil fotos relacionadas as suas diversas áreas de atuação, em especial às artes cênicas.

Nossa Gente

A exposição fez parte da mostra inaugural da Galeria de Fotografia da Funarte, em agosto de 1979, quando foi lançado o primeiro edital nacional de portfólios. Participam desta coletiva, entre outros fotógrafos, Antônio Augusto Fontes, Ana Regina Nogueira, João Urban, Luis Claudio Mango, Marcos Santilli, Miguel Rio Branco, Milton Guran, Nair Benedicto, Walter Carvalho, Walter Firmo e Milton Montenegro.

Sebastião Salgado

Em l982, nas Galerias da Funarte, Sebastião Salgado apresentou sua primeira individual no Brasil, inaugurando seu contato com a comunidade fotográfica do país. Nessa exposição, o artista mostrou seu envolvimento com a América Latina dos anos 70, quando fotografou o Peru, o Equador e a Bolívia para a Christian Aid. Só a partir de l980 Salgado começou a retratar o Brasil, elegendo a paisagem nordestina como a região de sua preferência. Algumas dessas imagens retratadas pelas lentes de Salgado compõem a mostra que começa amanhã.

A Galeria da Funarte fica no Palácio Capanema (rua da Imprensa, 16, Centro, Rio).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página