Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2003 - 11h06

Documentário revela ação política de físicos

RICARDO BONALUME NETO
da Folha de S.Paulo

A ciência no Brasil sempre teve seus nomes de destaque, mesmo no período colonial. Eram em geral indivíduos trabalhando isolados, como o naturalista Alexandre Ferreira, explorador da Amazônia. Mas só no século 20 é que a atividade científica foi de fato institucionalizada.

No caso das disciplinas biomédicas os nomes de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas são lembrados com facilidade pelos brasileiros. No caso da física os principais nomes são menos conhecidos. Só por isso já vale a pena ver este documentário sobre dois deles, César Lattes e José Leite Lopes.

O trabalho de pioneiros como eles foi fundamental para a institucionalização da física e do fomento à pesquisa no país, que só ocorreu depois da Segunda Guerra. Marcos do processo foram a fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a criação do Conselho Nacional de Pesquisas, CNPq (hoje Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O documentário segue o padrão tradicional no qual os entrevistadores estão ausentes e apenas os entrevistados falam. A trilha sonora peca um pouco pela grandiloquência, como que tentando convencer o espectador da importância do que está sendo mostrado.

Além de Lattes e Leite Lopes foram ouvidos outros físicos e historiadores da ciência. O resultado é um bom resumo da vida e obra dos dois. O trabalho de Lattes com raios cósmicos é mostrado de modo didático, incluindo algumas animações simples, mas corretas. Já o trabalho de Leite Lopes fica menos claro. Em certa hora ele comenta um trabalho importante que fez, mas pouco se explica sobre seu significado.

Os dois físicos trabalharam no exterior e tiveram contato com a elite da física mundial. Mas são brasileiros, e logo viram que fazer ciência em um país em desenvolvimento também é uma atividade política, o que o documentário deixa claro.

CIENTISTAS BRASILEIROS: CÉSAR LATTES E JOSÉ LEITE LOPES
Direção: José Mariani
Quando: hoje, às 20h, na Rede SescSenac. Reapresentações: 14/6 (22h), 15/6 (10h), 16/6 (3h30), 17/6 (15h), 18/6 (9h30), e 19/6 (2h).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página