Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2003 - 13h23

Má relação diplomática entre Cuba e Europa prejudica músicos

da France Presse, em Toulouse (França)

Pelo menos 15 dos 30 shows programados na Europa para os dois próximos meses pelo grupo cubano de percussão "Sin Palabras" foram cancelados por causa das pressões diplomáticas da União Européia (UE) sobre o governo cubano, disse um representante do conjunto.

"Nos vimos afetados pelas pressões diplomáticas sobre o governo de Cuba nas últimas semanas. Muitos de nossos concertos em Espanha, Itália e França foram anulados na última hora", disse Jean-Claude Gué, francês residente em Havana que representa o grupo musical.

Os cinco músicos do "Sin Palabras" fizeram ontem um show em Toulouse (sul da França), cujo Festival Cultural homenageia este ano a ilha de Cuba.

"É injusto que paguemos por isso. Nosso grupo 'Sin Palabras' é considerado até um pouco subversivo em Cuba por seu logotipo, um rosto negro com uma cruz branca sobre a boca. Agora nos vemos prejudicados aqui na Europa por estes cancelamentos", disse Gué.

"Temos muitas dúvidas sobre nosso futuro. Em Cuba não temos trabalho porque nossa música não é para turistas. Agora, na Europa, nos sentimos em uma posição incômoda", acrescentou Gué, que vive em Cuba desde 1995.

"Cuba caiu em cima de Itália, Espanha e França, os três países que geram mais turismo para suas praias", disse, referindo-se às pressões da União Européia sobre o governo de Fidel Castro.

A UE recentemente se dispôs a limitar suas relações com Cuba, em protesto pela prisão de dissidentes e pelo fuzilamento de três sequestradores de uma balsa de passageiros, e anunciou que convidaria os opositores em liberdade para recepções oferecidas em suas sedes diplomáticas em Havana.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página