Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2003 - 12h46

Músicos de Cuba encerram Festival de Toulouse

da France Presse, em Toulouse (França)

O coro de descendentes de imigrantes haitianos residentes na Província cubana de Camaguey, "Desandánn", que encerrou ontem o Festival Cultural de Toulouse, dedicado este ano a Cuba, simboliza a diversidade artística da ilha caribenha.

Omara Portuondo, a dama do bolero, e o multinstrumentista Omar Sosa, acompanhado de sete músicos, foram também muito aplaudidos na última noite, fazendo milhares de franceses, latino-americanos, espanhóis e africanos dançarem.

Os membros do "Desandánn" dançam à moda africana e cantam em crioulo, a língua que surgiu da mistura entre franceses, índios e escravos bantú na colônia das Antilhas desde o século 17. Fidel Romero Miranda, o mais jovem, toca as tumbadoras, os altos tambores cônicos cubanos.

"'Desandánn' é um grupo que se formou em 1994 pelo amor ao Haiti, nós dez somos do coro de Camaguey. Cantamos toda a música haitiana, antiga e moderna, desde canções de ninar até canções de trabalho, de amor ou para agradecer aos santos", explica a diretora e coreógrafa, Emilia Díaz Chávez.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página