Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2003 - 14h13

Brasil protagoniza edição 2003 dos Festivais de Navarra

da France Presse, em Madri (Espanha)
da Folha Online

A música, o cinema, a gastronomia, a história a as atualidades do Brasil serão, de 28 de julho a 9 de agosto, protagonistas dos Festivais de Navarra, que serão realizados na cidade de Pamplona, norte da Espanha.

"O Brasil é o motor do desenvolvimento latino-americano. Apesar de seus contrastes sociais corresponde à imagem de um país moderno, com uma criatividade envolvente", afirmaram os organizadores.

"O Brasil é associado a samba, futebol e praia, e nós acreditamos que é um país atraente muito além disso", afirmou Yolanda Osés, responsável pela programação dos Festivais de Navarra, que são celebrados há 23 anos e constituem uma proposta bastante diferente dos tradicionais sanfermines de Pamplona, explicou.

"Para qualquer programador de um festival Brasil é uma jóia (...) pois é um país moderno e ao mesmo tempo apegado a suas raízes", disse Osés na apresentação do festival, feita na Casa de América, em Madri, acompanhada por Marcelo Dantas, representante da Fundação Arte Viva e Juan Ramón Corpas, diretor geral de Cultura do governo de Navarra.

"Essa imagem dupla, essa dualidade, nos animou a escolher o país como único tema do festival", explicou a programadora.

Osés admitiu que a opção pelo Brasil não foi influenciada apenas "pela grande diversidade cultural" do país sul-americano, mas também pela "atuação do [presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] e sua chegada ao poder", considerando que "as mudanças do país depois das últimas eleições fizeram do Brasil um exemplo, na opinião da comunidade internacional, de transformação para o continente".

Lula e seu governo passaram a ocupar um espaço privilegiado na imprensa européia.

Participantes

Os cantores Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Ed Motta e Arnaldo Antunes, o percussionista Naná Vasconcelos, entre outros, se apresentarão no palco central dos Festivais de Navarra, cujo orçamento total é de 825 mil euros (2,7 milhões de reais, aproximadamente).

"Central do Brasil" (1998), "Guerra de Canudos" (1997), "Pequeno Dicionário Amoroso" (1997) e "O invasor" (2001) são alguns dos filmes que serão exibidos no festival.

A antiga capela local será a sede do espaço gastronômico, que terá a coordenação de Neide Santos, considerada uma das melhores cozinheiras do Brasil.

O público também poderá prestigiar duas exposições durante os festivais. A primeira, "Raça", pretende mostrar, através de sons e imagens, que "o Brasil é o melhor exemplo da síntese da diversidade racial", afirmaram os organizadores. A segunda, "Cronologia", informará sobre a história do país.

Conferências sobre a cultura e a política brasileiras também serão outros destaques entre as atividades propostas.

Os organizadores esperam que a edição de 2003 supere o número de 50 mil visitantes do ano passado, quando os festivais de Navarra homenagearam o Japão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página