Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2003 - 08h55

Grupo pesquisa a cobertura das Diretas e de 89 para 2º dicionário

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

O segundo volume do "Dicionário da TV Globo" deverá ser publicado no próximo ano e abordará os programas jornalísticos e de esportes.

Os pesquisadores estão trabalhando agora no levantamento de dados sobre a polêmica cobertura que a Globo fez da campanha das Diretas Já, em 1984, e a edição do debate entre Lula e Collor no "Jornal Nacional", em 89, quando foi acusada de prejudicar o PT.

Sílvia Fiuza, coordenadora do Projeto Memória, afirma que os dois temas serão itens do verbete "Jornal Nacional", que já estaria com 85 páginas.

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vice-presidente de Operações da emissora por três décadas, até 97, declarou em entrevistas à Folha, em 99 e 2000, que "o erro mais grave do "JN" foi ignorar a campanha das Diretas Já", no que chamou de "maior constrangimento" de sua história na televisão.

Fiuza, de sua parte, diz que há pouco pegou a fita com a reportagem sobre o comício das Diretas na praça da Sé, exibida pelo "JN". "Temos no imaginário que a Globo falou que era uma festa para comemorar o aniversário de São Paulo e não mencionou as Diretas. A chamada da matéria realmente foi para o aniversário. Mas, durante a reportagem, Ernesto Paglia falou sobre o comício das Diretas com detalhes. Quando assisti, pensei: "Temos um furo"."

Para a pesquisadora, o volume dois será uma boa oportunidade para a Globo dar sua versão sobre antigas polêmicas. "Vamos poder esclarecer alguns pontos, mas, é claro, haverá momentos de que teremos que nos ressentir."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página