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30/06/2003 - 07h19

Outro Canal: Globo começa a projetar futuro da TV

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

O telespectador do futuro vai ver TV em um aparelho que funciona como telefone, microcomputador e rádio, cabe no bolso, sintoniza em qualquer lugar e toca o plim-plim da Globo. Pelo menos é assim o que imagina Marluce Dias da Silva, diretora-geral licenciada da Globo.

Em reuniões com executivos da emissora na semana passada, que marcaram a retomada, ainda parcial, de suas atividades na Globo, Marluce anunciou que a elaboração de um projeto de produção e geração de conteúdo de televisão para "novas mídias" será sua prioridade nos próximos meses.
Ela disse que irá formar grupos de trabalho para o projeto.

Marluce afirmou que está preocupada com o avanço de tecnologias que permitem a recepção de sinais de vídeo por microcomputadores e telefones celulares. Ela acredita que a banda larga estará totalmente implantada no Brasil nos próximos dois anos, o que possibilitará às operadoras de telefonia fixa e móvel distribuir conteúdo de TV com qualidade.

Para Marluce, esse cenário irá causar mudanças de comportamento de telespectadores e a televisão convencional será prejudicada. Aos diretores da Globo, ela afirmou que a emissora ainda não está preparada para produzir e distribuir conteúdo para novas plataformas tecnológicas e que, se não reagir rapidamente, perderá espaço para grupos internacionais e telefônicas.

Fila

O encontro de Lula com apresentadores de programas de TV só deverá ocorrer na segunda quinzena de julho, após viagem do presidente à Europa, segundo a assessoria do Palácio do Planalto. A reunião estava marcada para a segunda passada, mas foi adiada.

Cenário

O primeiro telefilme da Record deverá ser rodado em outubro na Chapada Diamantina, na Bahia, com um enxuto orçamento de R$ 250 mil. Será o piloto de projeto de exibição de um telefilme por mês e seriados regionais no ano que vem.

Soma 1

Em tempos de vacas magras, SBT e Rede TV! comemoram os resultados de ações baseadas em eventos. O SBT lucrou R$ 2 milhões com o patrocínio das transmissões (em São Paulo, só flashes e um "SBT Repórter" no próximo dia 9) do festival de Parintins, no Amazonas, que termina hoje.

Soma 2

Já a Rede TV! faturou R$ 1 milhão com a venda de três cotas de patrocínio do "Inverno 40 Graus", que consiste na exibição de programas diretamente de Campos do Jordão (SP).

Grito

José Luiz Datena e Jorge Kajuru têm reunião hoje com a cúpula da Band para bater o martelo sobre o programa dominical a ser apresentado pelos dois. Se a emissora não garantir um investimento inicial de R$ 800 mil, Datena e Kajuru podem abortar o projeto.
 

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