Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2003 - 06h53

Festival de Gramado retoma disputa entre filmes brasileiros e latinos

da Folha de S.Paulo

Em sua 31ª edição, que será realizada de 18 a 23 de agosto, o Festival de Gramado volta a promover a competição direta entre filmes brasileiros e latinos.

Nas últimas duas mostras, as produções nacional e estrangeira ocupavam categorias separadas e não se enfrentavam na disputa pelos troféus Kikito.

Os cinco concorrentes nacionais, anunciados ontem, são todos inéditos nas telas brasileiras.

Há duas produções cariocas: Hugo Carvana apresenta "Apolônio Brasil", estrelado por Marco Nanini e último trabalho no cinema do ator José Lewgoy (1920-fev.2003).

Moacyr Góes compete com "Dom", adaptação para os dias de hoje da obra machadiana "Dom Casmurro", com Maria Fernanda Cândido, Marcos Palmeira e Bruno Garcia vivendo o triângulo Capitu, Bentinho e Escobar.

Representando São Paulo, o estreante em longas-metragens Ricardo Elias está na disputa com "De Passagem", filme ambientado na periferia paulistana.

Sócio de Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") na O2 Filmes, Paulo Morelli é o diretor convidado da produção paranaense "O Preço da Paz", que tem como pano de fundo a Revolução Federalista de fins do século 19 e narra a trajetória do Barão do Serro Azul, interpretado por Lima Duarte.

O concorrente gaúcho é "Noite de São João", de Sergio Silva, também uma adaptação literária -de "Senhorita Julia", de Johan August Strindberg.

Os cinco brasileiros enfrentam cinco latinos (leia arte nesta página), entre eles "Los Lunes al Sol", filme que a Espanha indicou ao Oscar estrangeiro, preterindo "Fale com Ela", de Pedro Almodóvar, e o argentino "Lugares Comunes", de Adolfo Aristarain, vencedor em Gramado em 93 ("Un Lugar en el Mundo").

Outro que volta à disputa é o português Leonel Vieira ("À Sombra dos Abutres", 99). O festival homenageia o diretor Cacá Diegues e Milton Gonçalves, ator.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página