Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2007 - 21h40

Václav Havel volta ao teatro após duas décadas

Publicidade

da France Presse, em Praga

Após 20 anos de recesso teatral, Václav Havel publica sua nova obra, livremente inspirada em "Rei Lear" de Shakespeare e "O Jardim das Cerejeiras" de Tchekov, que se anuncia como o grande acontecimento da temporada em Praga, na República Tcheca.

Marta Myskova/AP
Após jejum, dramaturgo e ex-presidente mostra sua nova peça na República Tcheca
Após jejum, dramaturgo e ex-presidente mostra sua nova peça na República Tcheca

A encenação de "Odcházení" ("A marcha') está sendo preparada no teatro Vinohradech, após um desacordo muito propagado pela imprensa com o prestigioso Teatro Nacional sobre a peça.

A estréia está prevista em junho com Dagmar, mulher do autor, como atriz protagonista e Jan Triska, velho amigo de Havel, como principal ator.

A pequena obra chegou nesta semana às livrarias em meio a uma grande expectativa: o autor, que ficou famoso nos anos 60 com textos que misturavam o teatro do absurdo com a herança kafkiana, havia deixado o teatro de lado por anos por causa de suas atividades políticas, primeiro como dissidente perseguido pelo regime comunista e depois como presidente do país (1989 a 2003).

"A obra apresenta alguém que ocupa um alto cargo, deve deixar o mesmo e se afunda no mundo", disse Havel ao apresentar o texto em um café de Praga.

"Para alguém que foi presidente durante 13 anos, o título pode fazer parecer que a inspiração vem de sua própria marcha", afirmou o autor.

"Porém, comecei a escrevê-la nos anos 80, muito antes da revolução [de 1989] e muito antes da presidência", disse Havel.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página