Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2003 - 19h18

Exposição reúne artistas brasileiros, israelenses e palestinos

da Folha Online

Depois de ter sido exposta em Jerusalém, a mostra "35 Prints 35 Years of Occupation" desembarca no Brasil batizada como "Israel e Palestina: Dois Estados para Dois Povos", que entra em cartaz no Sesc Pompéia, em São Paulo, a partir da próxima sexta-feira, dia 18.

A mostra, que vai até o dia 17 de agosto, reúne 35 obras de artistas israelenses, como Yigal Tumarkin, Moshe Gershuni e Dani Karavan, e palestinos, como Nabil Anani, Tayseer Barakat e Suleiman Mansour, além de mais de 35 trabalhos de artistas brasileiros envolvidos no projeto "Portas Abertas", composto por judeus, palestinos e brasileiros das mais diversas origens e idealizado pelo artista plástico Gershon Knispel.

O projeto e a exposição defendem a formação de dois Estados soberanos para os dois povos e o respeito e reconhecimento mútuos. Durante um mês, o grupo pretende chamar a atenção para o fato de que, apesar do sangrento conflito em que se encontram seus povos, os melhores artistas plásticos dos dois lados resolveram se juntar e mostrar que estão e querem estar unidos.

Entre os artistas brasileiros que apoiam a iniciativa com suas obras estão: Aggi Strauss, Aldemir Martins, Alice Brill, Beto Borges, Carlos Zibel, Cildo Oliveira, Claudio Tozzi, Emanoel Araujo, Flávio Império (cedido pela família), Gershon Knispel, Gregório Gruber, Guto Lacaz; José Roberto Aguilar, Ivan Morão, Louise Weiss, Luiz Ventura, Maria Bonomi, Nicolas Vlavianos, Oscar Niemeyer, Paulino Torrubia Lazur, Paulo Caruso, Rubens Guershman, Paulo Von Poser, Renina Katz e Tomie Ohtake, entre outros.

Palestras

Entre os dias 22 de julho e 13 de agosto, no mesmo espaço da exposição acontecerá o ciclo de palestras e debates com o público, sobre temas como "As origens do conflito e condições para a paz", "Petróleo e água como componentes estratégicos do conflito", "A arte como instrumento de protesto nas sociedades contemporâneas", "Guerra e paz no cenário internacional" e "Conflito e intolerância como obstáculo para o entendimento".

Israel e Palestina: Dois Estados para Dois Povos
Onde: Sesc Pompéia (rua Clélia, 93, SP)
Quando: 18 de julho a 17 de agosto
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/11/3871-7700
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página