Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2003 - 18h09

Acervo de "Feliz Ano Velho" será doado ao Arquivo do Estado de SP

da Folha Online

A peça "Feliz Ano Velho", que completa em julho 20 anos de sua estréia, terá todo o seu acervo doado a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A partir de agora, todos os documentos referentes à montagem do espetáculo, que ficou quatro anos em cartaz, sendo visto por mais de 1 milhão de pessoas, poderão ser consultados gratuitamente no Arquivo do Estado.

A iniciativa foi de Marcos Kaloy, idealizador da peça. A intenção é mostrar à população todos os detalhes do espetáculo, que foi o mais premiado da dramaturgia brasileira na década de 80.

A primeira apresentação de "Feliz Ano Velho" aconteceu em 1983, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão. A direção foi de Paulo Betti, com textos de Alcides Nogueira e a participação de Marcos Frota, Denise Del Vecchio e Lílian Cabral, entre outros artistas.

Ao todo serão 56 fotos além de cartazes, folders, recortes dos jornais da época e originais dos textos de Alcides Nogueira, que ficarão disponíveis no Centro de Estudos e Memória do Teatro Paulista, departamento que pertence ao Arquivo do Estado.

Atualmente o centro detém os acervos de Maria José de Carvalho, Maria Alice Vergueiro, Maria Della Costa e Renato Scripilliti, além das peças "SOS Brasil" e "Brasil S.A", ambas do empresário Antonio Ermírio de Moraes.

A peça "Feliz Ano Velho" é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra detalhes pessoais vividos após o acidente que o deixou paraplégico. A montagem aborda ainda o drama vivido pelo escritor e por sua mãe após o desaparecimento do pai, o deputado Rubens Paiva, ocorrido em 1971, durante o regime militar.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página