Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 13h28

Brasil assiste às apresentações da Orquestra Jovem das Américas

da Folha Online

A Orquestra Jovem das Américas chega ao Brasil nesta semana para apresentações em seis cidades. Sob regência do maestro americano Christopher Wilkins e do mexicano Carlos Prieto, a turnê contará com a participação da pianista canadense Berenika Zakrzewski.

As apresentações no dia 26, em Aracaju (Teatro Tobias Barreto), dia 27, no Country Club de Friburgo (encerrando a programação do II Festival de Inverno do Estado do Rio de Janeiro), dia 28, no Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles), dia 29, em Belo Horizonte (Palácio das Artes), dia 30, em São Paulo (Sala São Paulo), e dia 31, em Porto Alegre, (Teatro do Sesi).

Nos variados programas estarão obras de Barber, Rachmaninoff, Strauss, Kodaly, Revueltas, Galindo, Ginastera, Ravel e do brasileiro Villa-Lobos.

Diversidade

Sob a direção artística de Plácido Domingo,a orquestra, formada por 110 jovens de 20 diferentes países das Américas, foi criada em 2002 para promover o entendimento internacional e o conhecimento entre as diversas culturas existentes nas Américas.

Entre os países da América do Sul, o Brasil conta com o maior número de representantes. São eles: os celistas Rodolpho Borges e Tiago Almeida, os violinistas Marcio Cecconello, Flávia Freire, Mateus Freire e Leonardo Rosario, a contrabaixista Mayra Dunin, os violistas Gabriel Marin e Elisa Monteiro, e o trompista André Gonçalves.

Todos os integrantes têm idades entre 14 e 24 anos e são selecionados em audições nacionais e internacionais, realizadas anualmente. Não há membros fixos e para participar da orquestra por mais de um ano, um pretendente terá que se inscrever novamente nas audições. Uma vez selecionados, recebem uma bolsa de estudos que inclui transporte, alimentação, hospedagem e gastos.

Entre os apoiadores da orquestra estão nomes consagrados da música erudita, como o celista Yo-Yo Ma, os pianistas Martha Argerich, Nelson Freire e Cristina Ortiz --que fazem parte do conselho artístico da orquestra--, além de personalidades como o escritor brasileiro Paulo Coelho, o empresário David Rockfeller Jr. e entidades como a Organização dos Estados Americanos.

Além do Brasil, a turnê 2003 da orquestra levará os jovens a apresentações na Costa Rica, Panamá, Equador, Uruguai, Argentina, Peru e México, além de diversas cidades dos EUA.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página