Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2003 - 12h39

Zeca Pagodinho é o grande vencedor do Prêmio Tim de Música

SABRINA PETRY
da Folha de S.Paulo, no Rio

Zeca Pagodinho, com três troféus, Milton Nascimento, Hermeto Paschoal e Grupo e a Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina", com dois cada, foram os grandes vencedores do Prêmio Tim de Música, entregue ontem à noite no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Felipe Varanda/Folha Imagem
O cantor Zeca Pagodinho, que ganhou três troféus
A premiação tinha como homenageado Ary Barroso, que este ano completaria 100 anos, mas a cantora Cássia Eller, morta em dezembro de 2001, também recebeu uma homenagem póstuma, ao receber dois prêmios, o de melhor cantora na categoria pop rock e também no voto popular. Os troféus foram entregues a Lucinha Araújo, mãe de Cazuza.

A cerimônia foi apresentada pelo ator André Vali, que encarnou Ary Barroso, aproveitando a semelhança física dos dois. A entrega dos prêmios era alternada com artistas cantando suas composições e esquetes de humor que lembravam os tempos dos programas de calouros por ele apresentados no rádio.

Um dos momentos mais aplaudidos foi a apresentação da dupla Paulinho da Viola e Ney Matogrosso, que interpretaram "Pra Machucar Meu Coração".

O cenário era um campo de futebol, uma das paixões de Ary Barroso, que foi ainda comentarista de partidas no rádio. Também se apresentaram Wagner Tiso e Yamundu Costa, Alcione e Martinália, João Bosco, Chitãozinho e Xororó e Elza Soares, todos interpretando canções do compositor mineiro.

A proibição de agradecimentos aos vencedores, no entanto, quebrou um pouco o clima da festa. Os ganhadores recebiam o troféu, cumprimentavam os apresentadores e eram rapidamente encaminhados para a coxia do teatro por uma nervosa assistente de palco.

Ao receber o prêmio de melhor cantora de samba, entretanto, Alcione quebrou o protocolo: foi até o microfone e agradeceu o troféu. As atrizes e apresentadoras Carolina Dieckman e Maitê Proença não puderam impedir, deixando a assistente de palco sem ter o que fazer.

Alcione explicou a atitude. Ao ser anunciada como a vencedora da categoria, a cantora não foi localizada na platéia. Minutos depois, subiu ao palco pela coxia, já segurando o troféu, e dizendo "realmente, eu tinha ido ao toalete. Me desculpem. Agora, eu precisava agradecer". Zeca Pagodinho, incomodado com a falta de agradecimento no palco, fez festa na platéia.

Muitos dos vencedores não compareceram à cerimônia, como foi o caso de Roberto Carlos, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, um dos curadores do prêmio, e Lenine. No fim da festa, André Valli, anunciou que a noite era dedicada a "três grandes artistas: Waly Salomão, Almir Chediak e Itamar Assunção".

O Prêmio Tim de Música substituiu o Prêmio Sharp, extinto em 1999. A premiação teve 12 categorias. No total, 35 segmentos foram premiados. Foram selecionados 385 discos de um total de 675. Concorreram ao prêmio álbuns lançados ao longo do ano de 2002.

Finalistas e vencedores foram selecionados por um júri composto por 21 pessoas. Na categoria voto popular, o cantor e a cantora premiados foram escolhidos pelo público que votou pela Internet em dois dos 28 indicados (13 cantoras e 15 cantores).

Leia mais
  • Veja a lista dos vencedores do Prêmio Tim de Música 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página