Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2000 - 12h56

Morre o compositor de rock Jack Nitzche

Publicidade

da Reuters
em Los Angeles

O compositor de rock Jack Nitzsche, que trabalhou com os Rolling Stones e Neil Young, e ganhou um Oscar pela co-autoria da canção-tema de "A Força do Destino", morreu na sexta-feira (25), informou sua agente.

Nitzche morreu no hospital Queen of Angels, em Hollywood, de parada cardíaca provocada por uma infecção brônquica recorrente. Tinha 63 anos, segundo sua agente e amiga Susan Clary.

Nitzsche criou os arranjos de muitas das canções produzidas por Phil Spector, incluindo "She's a Rebel", das Crystals, e "River Deep, Mountain High", cantada por Tina e Ike Turner.

Durante a década de 1960, Nitzsche trabalhou com os Rolling Stones, tocando teclado em faixas como "Let's Spend the Night Together", "Play With Fire" e "Paint It, Black".

Também foi produtor de Neil Young por várias décadas, começando com a canção de Buffalo Springfield "Expecting to Fly" (1967). Foi integrante da banda Stray Gators, que tocou no álbum mais vendido de Young, "Harvest".

Seus trabalhos para o cinema incluíram a música dos filmes "Performance" (com Mick Jagger, 1970), "O Exorcista", "Um Estranho no Ninho", "A Força do Destino" e "The Indian Runner" e "The Crossing Guard", filmes recentes de Sean Penn.

Em 1976 foi indicado para o Oscar pela trilha original de "Um Estranho no Ninho" e em 1983, dividiu o Oscar de melhor canção com Buffy Sainte-Marie e Will Jennings por "Up Where We Belong", canção tema de "A Força do Destino". Sua trilha sonora original para o filme também foi indicada para o Oscar.

A carreira de Nitzche foi marcada por incidentes frequentes envolvendo drogas e a polícia.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online - uol.folha.ilustrada
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página