Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2003 - 06h30

Debate: Adolescência é tema da série "Diálogos"

da Folha de S.Paulo

A série "Diálogos Impertinentes" apresenta hoje, às 21h, o debate "A Adolescência", no auditório do Sesc Pompéia (r. Barão do Bananal, s/ nº, esquina com a r. Clélia, SP).

Participam da discussão o psiquiatra Jairo Bouer, colunista do Folhateen, e Jorge Claudio Ribeiro, mestre em educação e doutor em antropologia pela USP, professor do Departamento de Ciências da Religião da PUC-SP. A mediação será de Mario Sergio Cortella, professor da PUC-SP, e do jornalista Cássio Starling Carlos, editor do Folhateen.

O programa é transmitido pela STV - Rede SESC / SENAC de Televisão, pelos canais 3 da Net São Paulo e da Sky, pelo canal 211 da DirecTV e pelo canal 62 da Cambras. Não é necessária a retirada prévia de convites para assistir ao debate, basta comparecer.

A série "Diálogos Impertinentes" é promovida pela Folha de S.Paulo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

No último evento, realizado em 30/6, foi discutido o tema "A Depressão". Participaram o psiquiatra Táki Cordás, professor colaborador do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, e o psicanalista Tales Ab'Saber, professor do Programa de Psicopatologia do Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégia da USP e membro do departamento de psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Cordás iniciou sua explanação afirmando que a depressão é uma das doenças psiquiátricas mais antigas de que se tem conhecimento, aparecendo já na Bíblia. "Há referências do rei Saul, que, na época, teve algo como atormentação de maus espíritos."

Para Ab'Saber, a psicanálise, mesmo sem o oferecimento de medicamentos, é capaz de contornar os problemas causados pela depressão. Segundo Cordás, a doença "É uma perda de sentimento, de prazer."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página