Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2003 - 02h36

Outro Canal: Colômbia reprova Ibope, que nega erro

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Menos de três meses após ter problemas na Argentina, onde chegou a suspender seus serviços, o Ibope está agora sendo questionado na Colômbia. A medição de audiência da multinacional brasileira, que atua em 13 países, foi reprovada por auditoria da Universidade Nacional da Colômbia.

Segundo o relatório da universidade, a amostra do Ibope no país apresenta "confiabilidade abaixo do que se considera aceitável estatisticamente". De posse da auditoria, a RCN, segunda maior audiência do país, suspendeu a compra dos serviços do Ibope.

O Ibope mede a audiência na Colômbia por meio de 1.400 aparelhos instalados em 900 domicílios nas seis principais regiões do país. Segundo a auditoria, desses domicílios, só 720 forneceram dados no período pesquisado, o que comprometeria a medição.

Ana Lucia Lima, diretora do Ibope Mídia Internacional, diz que a inspeção foi feita por um grupo não especializado nesse tipo de auditoria, que não levou em conta ser comum parte da base não fornecer dados por problemas técnicos (como falta de luz).

A executiva critica o academicismo dos auditores, apontando "dissonância entre teoria pura e prática" e "equívocos de interpretação". Segundo Lima, só a Ernst & Young tem reputação internacional nesse tipo de auditoria. "O procedimento do Ibope na Colômbia é adotado e aprovado nos outros países, inclusive EUA."

Outro Canal

Eliminado


O nome de José Luiz Datena foi banido das gravações, anteontem, do quarto especial dos 50 anos da Record, que aborda o jornalismo da emissora. O principal apresentador da história do "Cidade Alerta", hoje na Band, não foi citado nas gravações, que lembraram até Oscar Roberto de Godoy, que ancorou o telejornal apenas interinamente.

Reviravolta

Ontem de manhã, no entanto, a cúpula da Record determinou à direção do programa que Datena seja lembrado de alguma forma no especial. Deve aparecer em imagem de arquivo.

Ampliado 1

Boa notícia para os fãs de seriados e de filmes policiais e de ficção científica. O canal USA, da Globosat, até então restrito à Net, Sky e DirecTV, fechou acordo com a NeoTV, entidade que congrega 50 operadoras e que têm programação alinhada à da TVA.

Ampliado 2

O acordo com a NeoTV é o primeiro passo para o USA ser distribuído por essas 50 operadoras e representa um avanço na quebra da exclusividade de canais. A Horizon será a primeira operadora da NeoTV a distribuí-lo.

Ferveção

O apresentador Gugu Liberato fez um roteiro diferente nas suas férias de julho deste ano. Deu uma esticada ao balneário de Ibiza, na Espanha, badalado reduto de música eletrônica europeu.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página