Publicidade
Publicidade
31/07/2003
-
08h55
colunista da Folha
O SBT publicou ontem anúncios de página inteira em jornais oferecendo uma "promoção incrível" em seus intervalos comerciais. Trata-se de uma liquidação: em linhas gerais, de agosto até outubro, o anunciante que comprar um intervalo de 30 segundos levará outro de graça, de acordo com a publicidade da emissora.
A idéia da liquidação foi do próprio Silvio Santos, dono do SBT, em rara intromissão na área comercial da emissora. Silvio Santos é, de fato, quem manda na área artística e de programação da rede, mas não tem o hábito de dar palpites em ações do departamento comercial.
Silvio Santos apresentou a proposta aos executivos do comercial, comandados pelo sobrinho Guilherme Stoliar, há um mês.
A iniciativa é uma tentativa de reverter a queda de receita publicitária. O faturamento do SBT caiu cerca de 15% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2002.
Com a promoção, segundo executivos do SBT, Silvio Santos quer "emparedar" e testar o mercado publicitário, que, avalia, favorece a Globo. Ao final de uma complexa série de cálculos, que envolvem público-alvo, o anunciante terá no SBT descontos superiores a 50% na tabela e um preço final 10% inferior ao do custo por mil telespectadores da Globo.
No mercado publicitário, o anúncio foi interpretado como confuso e um ato de "desespero".
Outro Canal
Sinal
Ex-superintendente da emissora, Luciano Callegari, hoje na Record, foi convidado por Silvio Santos para voltar ao SBT. Callegari nega o convite. No SBT, há vaga para vice-presidente, que deve ser nomeado no máximo até outubro.
Pegou mal
Enquanto todo o departamento comercial do SBT discutia anteontem os detalhes finais da promoção em seus intervalos, um diretor da área jogava golfe com Galvão Bueno e Rubens Barrichello.
Espaço
Em comemoração dos seus 30 anos, o "Fantástico" terá em agosto três novos quadros. Um é sobre dinossauros. Os outros dois são "Obsessões", da BBC, sobre o que é ser normal, e o australiano "Próxima Parada", sobre lugares remotos. Domingo, a Globo promete colocar o jornalista Álvaro Pereira Jr. para conversar, se possível ao vivo, com astronautas da Estação Espacial Internacional, em órbita a 400 km da Terra.
Reforço
Em busca de alguns pontos a mais no Ibope, a Band escalou José Luiz Datena, Jorge Kajuru e os apresentadores do "Na Geral", da Bandeirantes AM, para ancorar os programas sobre os Jogos Pan-Americanos, que começam amanhã.
Martírio
O último episódio de "O Jogo", da Globo, deu 17 pontos no Ibope.
Outro Canal: Contra crise, Silvio Santos faz liquidação
DANIEL CASTROcolunista da Folha
O SBT publicou ontem anúncios de página inteira em jornais oferecendo uma "promoção incrível" em seus intervalos comerciais. Trata-se de uma liquidação: em linhas gerais, de agosto até outubro, o anunciante que comprar um intervalo de 30 segundos levará outro de graça, de acordo com a publicidade da emissora.
A idéia da liquidação foi do próprio Silvio Santos, dono do SBT, em rara intromissão na área comercial da emissora. Silvio Santos é, de fato, quem manda na área artística e de programação da rede, mas não tem o hábito de dar palpites em ações do departamento comercial.
Silvio Santos apresentou a proposta aos executivos do comercial, comandados pelo sobrinho Guilherme Stoliar, há um mês.
A iniciativa é uma tentativa de reverter a queda de receita publicitária. O faturamento do SBT caiu cerca de 15% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2002.
Com a promoção, segundo executivos do SBT, Silvio Santos quer "emparedar" e testar o mercado publicitário, que, avalia, favorece a Globo. Ao final de uma complexa série de cálculos, que envolvem público-alvo, o anunciante terá no SBT descontos superiores a 50% na tabela e um preço final 10% inferior ao do custo por mil telespectadores da Globo.
No mercado publicitário, o anúncio foi interpretado como confuso e um ato de "desespero".
Outro Canal
Sinal
Ex-superintendente da emissora, Luciano Callegari, hoje na Record, foi convidado por Silvio Santos para voltar ao SBT. Callegari nega o convite. No SBT, há vaga para vice-presidente, que deve ser nomeado no máximo até outubro.
Pegou mal
Enquanto todo o departamento comercial do SBT discutia anteontem os detalhes finais da promoção em seus intervalos, um diretor da área jogava golfe com Galvão Bueno e Rubens Barrichello.
Espaço
Em comemoração dos seus 30 anos, o "Fantástico" terá em agosto três novos quadros. Um é sobre dinossauros. Os outros dois são "Obsessões", da BBC, sobre o que é ser normal, e o australiano "Próxima Parada", sobre lugares remotos. Domingo, a Globo promete colocar o jornalista Álvaro Pereira Jr. para conversar, se possível ao vivo, com astronautas da Estação Espacial Internacional, em órbita a 400 km da Terra.
Reforço
Em busca de alguns pontos a mais no Ibope, a Band escalou José Luiz Datena, Jorge Kajuru e os apresentadores do "Na Geral", da Bandeirantes AM, para ancorar os programas sobre os Jogos Pan-Americanos, que começam amanhã.
Martírio
O último episódio de "O Jogo", da Globo, deu 17 pontos no Ibope.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice