Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2003 - 20h39

Globo terá de regravar cena em que Fernanda é baleada

FABIANA CIMIERI
free-lance para a Folha, no Rio

Um dia inteiro não foi suficiente para gravar as cenas em que a personagem Fernanda (Vanessa Gerbelli), da novela "Mulheres Apaixonadas", é atingida por uma bala perdida no Leblon, bairro nobre da zona sul do Rio. A aglomeração de cerca de mil pessoas para assistir às filmagens atrapalhou o ritmo do trabalho.

Muitos curiosos saíram de outros bairros, como Tijuca, Méier (zona norte) e Copacabana (zona sul), apenas para acompanhar a gravação. Eles tiravam fotos durante as cenas e aplaudiam, atrapalhando a concentração dos atores.

A morte violenta da personagem da novela das oito da TV Globo, anunciada há cerca de dois meses pelo autor da novela, Manoel Carlos, havia provocado protestos de setores da indústria de turismo, temerosos de que o episódio reforce a imagem de insegurança do Rio. Eles argumentavam que, de acordo com as estatísticas de criminalidade, o Leblon é um dos bairros cariocas mais tranquilos.

As gravações começaram às 10h de hoje. A cena em que Fernanda é baleada foi a última a ser gravada, às 17h. Mas terá que ser repetida na quinta-feira, por causa dos flashes das máquinas fotográficas.

A morte da personagem se transformou em uma novela à parte. Ela estava prevista para acontecer por volta do capítulo 90, mas deve começar a ir ao ar no final do capítulo 148.

Apesar da polêmica sobre possíveis prejuízos ao turismo na cidade, os moradores do Leblon dão razão a Manoel Carlos. Ouvidos durante as gravações, dez deles afirmaram que a cena da bala perdida reflete a realidade. Três reclamaram de transtornos causados pelas gravações, que levou à interdição da rua Dias Ferreira, que concentra restaurantes famosos do bairro.

O ator Tony Ramos, que faz o personagem Téo, também atingido no tiroteio, disse considerar importante a discussão do tema numa novela das oito: "A violência é um problema nacional que devemos discutir. Não pode ser reduzido a um bairro ou a uma cidade".

A sequência em que a personagem Fernanda é baleada começará a ir ao ar no final do capítulo de sábado. Terá oito minutos de duração.

Nas cenas, os personagens Téo e Fernanda estarão presos num engarrafamento, no momento em que dois ladrões (Jota Farias e Felipe Porto) assaltam um mercado. Os criminosos trocam tiros com policiais militares. No tiroteio, Téo é atingido de raspão na cabeça e Fernanda é baleada no peito.

A equipe de produção envolveu cerca de 400 pessoas, entre as quais 200 figurantes, cinco PMs, quatro guardas municipais e 20 dublês, além de 130 carros e duas gruas.

Leia mais
  • "Mulheres Apaixonadas" grava em clima de superprodução
  • Para Tony Ramos, é importante discutir a violência em uma novela
  • Efeitos especiais dão veracidade à cena de tiroteio de novela
  • Gravação leva mil pessoas ao Leblon; cena divide moradores

    Especial
  • Veja galeria de imagens da gravação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página