Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2003 - 09h27

Novo CD estimula retorno do Lollapalooza

da Folha de S.Paulo

Tão aguardada quanto a volta do Jane's Addiction foi a nova edição do Lollapalooza, que deu a largada em 5 de julho em Indianápolis (EUA) e terá passado por 29 cidades até o final deste mês.

O festival foi concebido por Perry Farrell, que se inspirou nos "pacotões" que gravadoras como a Motown, nos anos 60, organizavam como forma de promover seus artistas.

A versão 2003 do Lollapalooza apresenta os grupos Queens of the Stone Age, Incubus, Kings of Leon, Audioslave, entre outros, além de ter o Jane's Addiction como atração principal.

Criado em 1991, o Lollapalooza teve sete edições ininterruptas, em que artistas como Nine Inch Nails, Metallica, Ice-T, Cypress Hill e Tricky figuraram em seu palco até 97. Em 98, a organização sentiu o desgaste do formato e teve dificuldades para encontrar um "headliner" para aquele ano. Perry Farrell só levou adiante a idéia de ressuscitar o festival com o lançamento do novo disco de sua banda.

As semelhanças entre o festival inaugural e o deste ano estão no cardápio variado de artistas de gêneros distintos e nas atrações não-musicais, que incluem jogos, performances e campanhas de conscientização de várias ONGs.

"O clima está parecido, mas é uma nova turnê, é muito interativa, moderna, mas é semelhante no sentido de que há um conjunto diversificado de bandas e a resposta tem sido excelente", afirma o guitarrista do Jane's Addiction, Dave Navarro.

Outros festivais, com conceitos similares aos do Lollapalooza, surgiram na esteira, exemplos de Ozzfest, Lilith Fair e H.O.R.D.E.

Leia mais
  • Jane's Addiction renasce após 13 anos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página