Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2003 - 17h45

"O Caminho das Nuvens" participa do Festival de San Sebastián

Publicidade

da France Presse, na Espanha

Os filmes brasileiros "O Caminho das Nuvens", de Vicente Amorim, e "O Homem que Copiava", de Jorge Furtado, estão entre os 18 candidatos ao prêmio Novos Diretores do 51º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que acontece entre 18 e 27 de setembro na Espanha.

Equador e México também estarão na disputa pelo prêmio, que concederá 120 mil euros (aproximadamente US$ 120 mil) ao vencedor.

Os filmes selecionados na seção oficial Zabaltegi aspirantes ao prêmio Novos Diretores, descobrem visões diferentes sobre o cinema e a realidade cotidiana.

"O Caminho das Nuvens" conta a história de Romão (Wagner Moura), Rosa (Claudia Abreu) e seus cinco filhos, que viajam de bicicleta do Recife ao Rio Grande do Norte em busca de melhores condições de vida.

A comédia romântica "O Homem que Copiava" narra a história de André (Lázaro Ramos), um técnico de fotocopiadora e desenhista nas horas vagas, que mora com a mãe e faz tudo para se aproximar da jovem Silvia (Leandra Leal), vizinha por quem está apaixonado.

Do Equador chega "Fuera de Juego", de Víctor Manuel Arregui, apresentada em 2002 na seção Cinema em Construção, que o festival de San Sebastián promove há dois anos com o Festival de Cinema da América Latina de Toulouse (sudoeste da França).

"Fuera de Juego" conta a história de Juan, um jovem inocente e sensível que se vê levado a cometer um assassinato. Segundo os organizadores do festival de San Sebastián, o filme de Arregui é um "testemunho da decomposição moral e econômica que assola a América Latina".

"Nicotina", co-produção de México, Espanha e Argentina, dirigida por Hugo Rodríguez, é uma delirante comédia de humor negro que se passa em uma noite de outono na Cidade do México. Um simples cruzamento de histórias mudará a vida dos personagens em apenas duas horas.

Filmes da Bélgica, França, Itália, Áustria, República Tcheca, Holanda, Irlanda, Rússia, Suíça e Iraque completam a mostra desta seção.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página