Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2003 - 19h42

Polícia investiga roubo de quadro de Leonardo da Vinci

Publicidade

da France Presse, em Edimburgo

Uma equipe de mais de 30 oficiais de polícia está investigando o roubo do quadro "Madonna del Fuso", de Leonardo da Vinci, levado na véspera do castelo de Drumlanrig, sudoeste da Escócia, informou hoje a polícia britânica.

A tela roubada fazia parte da importante coleção de arte do duque de Buccleuch, uma das grandes fortunas da Escócia.

Segundo Philip Stewart, inspetor da polícia de Dumfries e Galloway, mais de 30 policiais trabalham na investigação. Ele disse que os investigadores estão recebendo uma extraordinária ajuda do público, no que diz respeito a testemunhos sobre o roubo.

A polícia, que examinava hoje um carro que pode ter sido usado pelos ladrões para fugir, procura quatro homens, dois deles os falsos turistas que roubaram o quadro. Os outros dois, vistos a bordo de um Volkswagen branco, seriam cúmplices.

O quadro, um óleo de pequenas dimensões (50cm x 35cm), começou a ser pintado em 1501 por encomenda de Florimont Robertet, secretário do rei da França. Ele representa a Virgem e o menino Jesus ao lado de um fuso. Há várias versões desta dela: duas delas teriam sido pintadas pelo mestre, destas uma pertencia ao duque de Buccleuch.

Jóia da coleção, o quadro era exibido no vestíbulo do castelo de Drumlanrig.

"Trata-se de um tesouro em posse da minha família durante mais de 250 anos", disse Richard Dalkeith, filho do duque de Buccleuch, acrescentando que a família está "abalada e consternada" com o roubo.

"Madonna del Fuso" permaneceu durante séculos em mãos de particulares e, portanto, ignora-se qual seja sua cotação no mercado de artes, mas os especialistas antecipam estimativas que variam de 25 a 40 milhões de libras esterlinas (de US$ 37 a US$ 58 milhões, aproximadamente).

Segundo o duque de Buccleuch, enquanto segue a investigação policial, a seguradora do quadro ofereceu uma recompensa, cuja quantia não foi informada, a qualquer pessoa que leve à sua recuperação.

Os especialistas acreditam que os ladrões terão grandes dificuldades para vender um quadro tão famoso.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página