Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2003 - 15h35

Gilberto Gil será homenageado pela Academia Latina de Artes

Publicidade

da France Presse, em Miami

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, será homenageado hoje como Personalidade do Ano 2003 pela Academia Latina de Artes e Ciências de Gravação (Laras, na sigla em inglês). A premiação ocorre na véspera da entrega dos prêmios Grammy Latinos, em Miami (EUA).

A homenagem a Gil, premiado com um Grammy e dois Grammys Latinos em edições anteriores, "é um tributo à [sua] vida profissional, cultural e social", segundo informações.

"Pelo caráter internacional da Academia Latina de Gravação, a pessoa escolhida é aquela que alcançou um impacto global nos campos da música e da cultura", disse Gabriel Abaroa, presidente da Academia.

"Ninguém cumpre com estes requisitos de maneira mais completa que Gilberto Gil. É uma verdadeira honra para a Academia Latina de Gravação poder homenagear este pioneiro que, com grande paixão, uniu povos através de sua música", afirmou Abaroa.

Durante o jantar haverá um show único e um leilão eletrônico que incluirá suvenires e peças de coleções de arte. Uma parte da arrecadação do evento será destinada aos programas de assistência da Laras.

Gil é a quarta pessoa homenageada com o tributo, que foi recebido anteriormente por Julio Iglesias, Vicente Fernández e Emilio Estefan Jr.

Ausências

Amanhã, noite de entrega dos prêmios, o glamour da festa será afetado pela polêmica provocada pela ausência quase certa de artistas cubanos indicados como Ibrahim Ferrer e Eliades Ochoa --famosos após o filme "Buena Vista Social Club"-- o pianista e intérprete de jazz Chucho Valdés e a orquestra de salsa Los Van Van.

Realizada pela primeira vez em Miami, cidade onde onde vivem 700 mil pessoas de origem cubana --a maioria exilados--, a festa pode se tornar o pano de fundo para protestos de manifestantes favoráveis e contrários ao regime de Fidel Castro.

De um lado, alguns exilados anti-Fidel se mostraram dispostos a protestar contra a presença dos artistas cubanos, aos quais chamam de aduladores de Fidel. Do outro, organizações consideradas pró-Fidel prevêem para esta quarta-feira protestos contra a ausência dos artistas cubanos perto do American Arena, onde se realizará a festa.

Para alívio dos organizadores, que nas três edições anteriores dos Grammy Latinos evitaram realizá-la em Miami precisamente por medo dos protestos dos exilados, é improvável que algum dos artistas cubanos esteja presente em Miami, já que segundo informações divulgadas por fontes oficiais americanas até o início de agosto não foram recebidos os pedidos de visto.

"Censura"

A posição oficial americana é repudiada pelo governo cubano.

"Solicitamos aos diretores do Grammy Latino as cartas de convite para os artistas cubanos [indicados aos prêmios]", declarou, em 6 de agosto, o vice-ministro cubano da Cultura, Abel Acosta, ao semanário cultural cubano "La Jiribilla". Para ele, a ausência destes artistas deve ser atribuída à "censura cultural" dos exilados anti-Fidel ou das autoridades americanas.

Já os brasileiros terão presença de peso na festa da música latina. Dono de grande sucesso entre a comunidade hispânica com suas músicas de pop romântico cantadas em espanhol, o ex-pagodeiro do Só Pra Contrariar, Alexandre Pires, foi convidado a se apresentar como um dos destaques da cerimônia.

Outros artistas, como o porto-riquenho Ricky Martin, convidado especial da noite, a cantora pop mexicana Thalia, a banda multinacional Bacilos, e o cantor espanhol Enrique Iglesias darão brilho à festa.

O ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi, será um dos apresentadores, junto com o comediante George Lopez, a atriz de origem cubana Daisy Fuentes e a cantora de jazz Natalie Cole.

A lendária Celia Cruz, falecida recentemente, será homenageada durante a cerimônia.

Leia mais
  • Pela primeira vez em Miami, Grammy Latino tem 205 indicados
  • Confira a lista dos artistas brasileiros indicados ao Grammy Latino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página