Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2003 - 11h32

Suposto maltrato a animais em filme de Almodóvar é alvo de processo

Publicidade

da Folha Online

Uma associação protetora de animais está processando o governo de Madri por ter autorizado o sacrifício de quatro bezerros durante a filmagem do filme "Fale com ela", de Pedro Almodóvar, informou hoje a entidade.

A ação foi apresentada ante o Tribunal Superior de Justiça de Madri após a entidade ter tentado um recurso administrativo durante as gravações do filme em 2001, explicou Gustavo Antich, porta-voz da Associação Nacional para a Proteção e Bem-estar dos Animais (ANPBA).

As autoridades da comunidade regional "reconheceram que quatro bezerros foram sacrificados durante a filmagem", afirmou o porta-voz da ANPBA.

Uma lei de 1990 vigente na região de Madri sobre a proteção de animais estabelece que "para a filmagem de cenas com animais para cinema ou televisão que envolvam crueldade, maus-tratos ou sofrimento, o dano ao animal deverá ser, em todo caso, uma simulação".

"Esses animais foram torturados, eles foram furados, bandeirinhas foram colocadas neles e depois foram mortos por uma espada, o que é um caso de maltrato óbvio", disse Antich.

No mês passado, o serviço de promoção turística da região de Madri confirmou que, em junho de 2001, autorizou que "fossem rodadas cenas do filme de Almodóvar na praça de toros de Aranjuez, a portas fechadas e sem a presença de público".

"Quatro bezerros foram sacrificados sem que houvesse ocorrido qualquer irregularidade no tratamento dado aos animais", afirma um carta da comunidade madrilena à entidade.

As autoridades regionais envolvidas se negaram hoje a comentar o caso.

Com France Presse
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página