Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2003 - 17h30

Filme italiano ''Il Miracolo'' recebe prêmio ''latino'' em Veneza

Publicidade

da France Presse, em Veneza (Itália)

O filme italiano "Il Miracolo", uma deliciosa comédia sobre a infância, recebeu hoje o prêmio "Cidade de Roma - Arco-íris Latino" de melhor filme latino do Festival de Veneza.

O prêmio para o filme, que narra com fantasia a solidão de um menino que acha que tem poderes especiais, será entregue pelo diretor Gillo Pontecorvo, idealizador do prêmio, durante cerimônia no Lido de Veneza.

Criado no ano passado pelo Instituto Internacional para o Cinema e o Audiovisual dos Países Latinos, o prêmio também foi concedido aos cineastas de países latinos que participaram de outros dois importantes festivais de cinema europeus: Cannes (França) e Berlim (Alemanha).

O júri do prêmio, que tem entre seus integrantes a crítica de cinema e diretora do Festival de Locarno, Irene Bignardi, e Ilda Santiago, do Festival do Rio, premiou como melhor diretor estreante o argentino Daniel Rosenfeld pelo filme "La quimera de los héroes", ainda na disputa pelo prêmio San Marco na seção Contracorrente.

O júri também fará uma menção especial ao filme "Retour a Kotelnich", do francês Emmanuel Carrere, "pela maneira inteligente (...) com que apresenta a difícil situação da Rússia de hoje", destacaram os organizadores.

O objetivo do prêmio latino é promover, desenvolver e valorizar a presença do cinema latino nos festivais internacionais de cinema, contribuindo para criar um verdadeiro sistema de personalidades latinas, afirmou Pontecorvo, que lamentou a tímida presença de filmes de diretores latino-americanos em Veneza.

Dos 20 filmes em disputa na seção oficial, apenas um é dirigido por um latino-americano, "21 gramos", do mexicano Alejandro González Iñárritu, embora seja uma produção americana.

No total, 20 filmes em língua latina participaram em várias seções do festival, entre eles 11 italianos, três franceses, dois argentinos, um chileno e um espanhol.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página