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06/09/2003 - 11h37

Saiba como se faz um game de computador

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da Folhinha

Fazer um game envolve uma equipe de profissionais (designer de games, roteirista, diretor de arte, animador, designer de som, programador) e várias etapas de trabalho. Às vezes algumas etapas ocorrem ao mesmo tempo. Dependendo do jogo, alguns passos que podem ser suprimidos. Por exemplo: um game de estratégia precisa de roteiro; um jogo do tipo tabuleiro, não. Saiba quais são as etapas mais importantes desse processo.

1. Definir o conceito do jogo
A primeira tarefa é discutir a idéia do jogo. Nesta etapa, a equipe define se o game será multiusuário (com mais de um jogador), se será single player (quando o adversário é o computador) e a que público se destina. Por exemplo: game de estratégia single player sobre a libertação dos escravos para crianças.

2. Detalhar os objetivos e as regras do jogo
Vamos imaginar que faremos o game sugerido no item 1. O objetivo do jogo será fazer com que Zumbi, o líder dos escravos, fuja da fazenda e crie um quilombo. As regras serão: Zumbi terá de adquirir força e definir estratégias para fugir da fazenda. Para isso, ele não pode ser punido. Caso sofra punição, ele não ganhará a comida do dia. Zumbi deve encontrar um jeito de se libertar das correntes. Para isso, terá de enfrentar Capataz, que humilha os escravos e guarda as chaves das correntes.

3. Fazer o roteiro do jogo
Depois vem o roteiro do jogo. O roteiro mostra o percurso narrativo do game. Ele poderia ser: 'No início do século 19, o Brasil vivia um período muito conturbado. Pessoas eram trazidas da África para trabalhar nas fazendas como escravas. Numa dessas fazendas vivia Zumbi, o líder dos escravos. Ele era forçado a trabalhar na terra todos os dias. Se não trabalhasse, ele tomava chibatadas do Capataz e não recebia comida. Isto fazia Zumbi perder forças...'.

4. Fazer o storyboard
No storyboard são desenhadas todas as fases do game. Como no cinema, o storyboard dos games é feito a partir do roteiro. Só que a seqüência do jogo não é linear. Nos games, a ação do jogo depende dos comandos do jogador, isto é, de interação. O storyboard ajuda a visualizar o fluxo de navegação do jogo, ou seja, os percursos que o jogo terá.

5. Projetar personagens e ambientes
Os personagens e os ambientes do jogo são esboçados conforme o roteiro. Em seguida, eles são desenhados no computador. O processo em que personagens e ambientes ganham forma no computador também é chamado de "modelagem". Depois da modelagem, entra em campo o animador, a pessoa que faz toda a movimentação que a gente vê nas telas.

6. Produção dos efeitos sonoros
O designer de som cria os efeitos sonoros conforme estipulado no roteiro. Isto inclui as vozes dos personagens, os sons ambientes e os efeitos especiais.

7. Programar o jogo
Aqui entra o programador, o cara que sabe lidar com as "línguas" que o computador entende. Essas "línguas" são chamadas de "linguagens de programação" e são muito diferentes da nossa. Existem muitas delas, como C, C++, Java, Assembler. O programador tem de escolher uma delas para produzir o game. Com esta linguagem, o programador junta tudo - personagens, ambientes, efeitos sonoros - e escreve ('diz para o computador') como o jogo vai funcionar. O programador é como um tradutor: ele traduz todas as informações do jogo para uma linguagem que o computador entenda.

8. Testar o jogo e consertar os problemas detectados

9. Aí é só jogar

Fonte: Delmar Galisi, professor e coordenador do curso de Design e Planejamento de Games da Universidade Anhembi Morumbi.

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