Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2003 - 18h15

Documentário mostra tributo a George Harrison no Royal Albert Hall

Publicidade

da Folha Online

No dia 29 de novembro de 2002, exatamente um ano após a morte de George Harrison, um grupo de grandes estrelas do rock se reuniu em um concerto no Royal Albert Hall, em Londres, para prestar homenagem ao amigo.

Sob a direção musical do velho parceiro de Harrison Eric Clapton, o filme captura uma reunião emocionante de músicos como Jeff Lynne, Paul McCartney, Tom Petty and the Heartbreakers, Billy Preston e Ringo Starr.

Divulgação

Imagem do músico George Harrison no Royal Albert Hall
"Concerto Para George" será exibido em 3 de outubro em Nova York, Los Angeles, e alguns mercados regionais selecionados, como Tóquio e Londres. Um DVD duplo, com o show completo e cenas extras, será lançado no final de novembro.

Realizado em alta definição e masterizado digitalmente com gravação em som surround 5.1, a produção esteve atenta para manter o clima daquela noite, utilizando enquadramentos não invasivos e filmagens discretas.

Entrevistas

Algumas entrevistas especiais e momentos de bastidores foram combinados no filme, mostrando aos espectadores o estreito vínculo de Harrison com seus amigos e família.

"O 'Conserto Para George' foi tudo o que eu esperava. O fator de aglutinação foi o nosso amor por George. Eu não me lembro de ter visto uma banda tocar com tanta emoção e respeito", disse Olivia Harrison, viúva do músico.

"Tudo o que eu queria fazer era realmente compartilhar nosso amor por George e sua música", afirmou Eric Clapton sobre o concerto.

Clapton liderou os músicos com temas de várias fases da carreira de Harrison. Junto ao ex-líder do Cream, Jeff Lynne cantou "I Want To Tell You", "Inner Light" e "Give Me Love". Tom Petty apresentou "Taxman" e "I Need You" juntamente com "Handle With Care", número do super-grupo Traveling Wilburys, que reuniu Harrison, Bob Dylan, Roy Orbison, Jeff Lynne e Tom Petty nos anos 80.

Amizade

Um dos pontos máximos do show ficou com a participação de Ringo Starr, com a música "Photograph", escrita em parceria com Harrison.

"George manteve um relacionamento com todos naquele palco como velhos amigos, velhos companheiros de palco, em ensaios e nos bastidores. Foi uma ótima oportunidade para rememorar, porque todos tivemos nossas histórias, nossas memórias e nossas ocasiões de risos e tristezas, e foi muito bom para mim estar entre estas pessoas com as quais você pode rir e chorar, são diferentes momentos em nossa vida que lembram George", declarou o ex-Beatle.

Paul McCartney tocou um pouco de ukulele, um dos instrumentos favoritos de Harrison, e juntou-se à banda em "While My Guitar Gently Weeps" e "For You Blue".

Uma das surpresas foi a apresentação do grupo de humor britânico Monty Python, que fez algumas das cenas favoritas de Harrison, incluindo a participação do ator Tom Hanks. George Harrison produziu vários trabalhos do Monty Python.

"Concerto Para George" é dirigido pelo diretor britânico David Leland, cujos créditos incluem "Wish You Were Here", a série de televisão "Band of Brothers" e o vídeo do Traveling Wilburys, "Handle With Care".

Toda a renda do concerto, do filme e do DVD irão para a Material World Charitable Foundation, fundada por Harrison em 1973.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página