Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2003 - 07h20

Outro Canal: Redes se unem para formar "uma Globo"

Publicidade

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Os principais executivos das áreas comerciais de SBT, Record, Band e Rede TV! estão articulando a formação de um "pool" para enfrentar a TV Globo, que, apesar de deter 54% da audiência nacional (em 2002), monopoliza 77% da publicidade em TV no país.

A idéia do "Grupo das 4" é oferecer ao mercado publicitário pacotes em que o anunciante veicularia comerciais simultaneamente nas quatro redes, que no ano passado detiveram 37% da audiência nacional, segundo o Ibope.

As receitas com os anúncios, conforme as discussões até agora entre as quatro emissoras, seriam divididas entre elas proporcionalmente à audiência que cada uma registrasse no momento da veiculação da publicidade.

A proposta de SBT, Record, Band e Rede TV! é dar ao anunciante um custo por mil telespectadores menor do que o da Globo. Seria uma arma poderosa, que já preocupa a Globo. Há duas semanas, em seminário com profissionais especializados em planejamento de inserções de campanhas publicitárias, Octavio Florisbal, diretor-geral interino da Globo, pediu que o mercado rejeite promoções como essa.

O projeto das quatro redes é uma tentativa também de reagir à queda de receitas publicitárias. No primeiro semestre deste ano, segundo o projeto Inter-Meios, as verbas de TV caíram 3% em relação ao mesmo período do ano passado, sem contar a inflação.

Outro Canal

Campanha 1


A Record iniciou anteontem uma ofensiva para tentar desmoralizar o "Hora da Verdade", de Márcia Goldschmidt, da Band. O "Verdade do Povo", de Wagner Montes, mostrou depoimento de três pessoas que teriam recebido cachê de R$ 50, cada uma, para interpretar na Band o caso de uma mãe acusada de trair a própria filha com o genro.

Campanha 2

O material foi reprisado ontem de manhã no "Note Anote". E a Record promete novas denúncias. Em nota, Goldschmidt disse que, apesar do nome de seu programa, "não é segredo que todos os participantes do programa assinam um termo no qual se responsabilizam por suas declarações".

Lobby

A Abepec, entidade que reúne as TVs públicas, participa hoje de encontro na Câmara dos Deputados em que será relançada a Frente Parlamentar em Defesa da TV Pública, que vive uma de suas piores crises. Segunda, radialistas da TV Cultura decidem se entram em greve pelo não-pagamento de reajuste salarial.

Veneno

O SBT está sofrendo no Ibope com a entrevista exibida no "Domingo Legal" com supostos integrantes do PCC. Anteontem, o "Repórter Cidadão" (Rede TV!), que explorou o caso, deu 6 pontos, o dobro do SBT no horário. E o "Brasil Urgente" (Band), também questionando a entrevista, empatou em 6 pontos com o SBT.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página