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17/09/2003
-
06h23
LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo
Fundadora da Brasil 2000 em 1986, a Anhembi Morumbi decidiu agora tomar as rédeas da emissora. Pela primeira vez nos 16 anos de existência da rádio, a universidade colocou um de seus sócios para comandar a FM.
A iniciativa se deve ao fato de os donos terem percebido que a 107,3 MHz passa por grave crise de identidade na programação e que, se entrar nos eixos, pode se transformar num bom negócio.
A rádio, antes nas mãos de profissionais contratados pelos proprietários, está sendo reestruturada. Sócia e diretora da Anhembi Morumbi, Carmem Maia, 41, arrumou sua sala na sede da Brasil 2000 há um mês. É a sua presença física que diferencia esse novo projeto de tantas outras promessas de mudança de conteúdo.
Documento interno assinado por Maia mostra completa insatisfação dos proprietários com a Brasil 2000 dos últimos cinco anos. O descontentamento engloba, inclusive, os tempos de bom ibope e faturamento do "Na Geral" (mistura de futebol com besteirol, hoje na Bandeirantes).
De acordo com o texto, a Brasil era melhor nos primeiros anos. Suas boas lembranças são da época em que a chamada "profissionalização" ainda não havia chegado à rádio, introduzindo o departamento comercial e toda a influência que traz à programação.
"A Brasil 2000 caracterizou-se como uma "college radio", tachada de alternativa, independente e "traço [pouca audiência] no ibope". Teve de se submeter nos últimos cinco anos às exigências do mercado, modificando aos poucos seu perfil, descaracterizando-se, perdendo sua identidade e seu caráter inovador e de atitude. Veio o vazio, que não se sustenta por muito tempo, e veio a insatisfação", diz trecho do documento.
Em tempos de crise nas gravadoras, a ordem da Brasil 2000 agora é ignorar a estratégia de marketing dos lançamentos de CDs. Kid Vinil está no comando, e a mudança é clara no ar. A FM tentará novamente imprimir uma marca de rádio cidadã, de qualidade. Maia está de olho, sobretudo, no departamento comercial. Afinal, é lá que poderá conseguir suporte a tantos planos.
*
O rádio e sua relação com a educação e a cultura serão debatidos no seminário "Onda Cidadã", na próxima segunda e terça, no Itaú Cultural (avenida Paulista, 149, SP). Paulinho da Viola dará depoimento sobre a música no dial. Haverá ainda representantes da Radiobrás e dos ministérios da Educação e das Comunicações. Na segunda, será exibido o filme "Uma Onda no Ar", com a presença do diretor Helvécio Ratton. Inscrições grátis pelos telefones 0/xx/ 11/3268-1876/1832.
Outra Frequência: Anhembi Morumbi toma as rédeas da Brasil 2000
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da Folha de S.Paulo
Fundadora da Brasil 2000 em 1986, a Anhembi Morumbi decidiu agora tomar as rédeas da emissora. Pela primeira vez nos 16 anos de existência da rádio, a universidade colocou um de seus sócios para comandar a FM.
A iniciativa se deve ao fato de os donos terem percebido que a 107,3 MHz passa por grave crise de identidade na programação e que, se entrar nos eixos, pode se transformar num bom negócio.
A rádio, antes nas mãos de profissionais contratados pelos proprietários, está sendo reestruturada. Sócia e diretora da Anhembi Morumbi, Carmem Maia, 41, arrumou sua sala na sede da Brasil 2000 há um mês. É a sua presença física que diferencia esse novo projeto de tantas outras promessas de mudança de conteúdo.
Documento interno assinado por Maia mostra completa insatisfação dos proprietários com a Brasil 2000 dos últimos cinco anos. O descontentamento engloba, inclusive, os tempos de bom ibope e faturamento do "Na Geral" (mistura de futebol com besteirol, hoje na Bandeirantes).
De acordo com o texto, a Brasil era melhor nos primeiros anos. Suas boas lembranças são da época em que a chamada "profissionalização" ainda não havia chegado à rádio, introduzindo o departamento comercial e toda a influência que traz à programação.
"A Brasil 2000 caracterizou-se como uma "college radio", tachada de alternativa, independente e "traço [pouca audiência] no ibope". Teve de se submeter nos últimos cinco anos às exigências do mercado, modificando aos poucos seu perfil, descaracterizando-se, perdendo sua identidade e seu caráter inovador e de atitude. Veio o vazio, que não se sustenta por muito tempo, e veio a insatisfação", diz trecho do documento.
Em tempos de crise nas gravadoras, a ordem da Brasil 2000 agora é ignorar a estratégia de marketing dos lançamentos de CDs. Kid Vinil está no comando, e a mudança é clara no ar. A FM tentará novamente imprimir uma marca de rádio cidadã, de qualidade. Maia está de olho, sobretudo, no departamento comercial. Afinal, é lá que poderá conseguir suporte a tantos planos.
*
O rádio e sua relação com a educação e a cultura serão debatidos no seminário "Onda Cidadã", na próxima segunda e terça, no Itaú Cultural (avenida Paulista, 149, SP). Paulinho da Viola dará depoimento sobre a música no dial. Haverá ainda representantes da Radiobrás e dos ministérios da Educação e das Comunicações. Na segunda, será exibido o filme "Uma Onda no Ar", com a presença do diretor Helvécio Ratton. Inscrições grátis pelos telefones 0/xx/ 11/3268-1876/1832.
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