Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2003 - 15h52

Governo assina decreto que cria Conselho Paulista de Cinema

Publicidade

da Folha Online

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou na manhã desta quarta-feira, dia 17, o decreto que cria o Conselho Paulista de Cinema, antiga reivindicação dos cineastas e produtores que fazem seus filmes no Estado.

O conselho terá o poder de opinar e sugerir ações do setor, além de propor diretrizes para a política de cinema estadual, que o governo promete criar.

Alckmin, a secretária da Cultura, Cláudia Costin, e o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, receberam cineastas paulistas para um café da manhã no Palácio dos Bandeirantes.

O governo estadual pretende criar mecanismos de incentivo desde a formação dos profissionais ao desenvolvimento de projetos, produção, distribuição e exibição de filmes nacionais.

Neste ano, 13 filmes paulistas --dez longas e três curtas-- foram premiados no Festival de Gramado, que aconteceu no mês passado. Os cineastas vencedores, junto dos diretores e produtores Alain Fresnot, André Sturm, Toni Venturi e Assunção Hernandez se reuniram na manhã de hoje.

Farão parte do conselho a secretária da Cultura, Cláudia Costin; o secretário da Educação, Gabriel Chalita; o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles; o crítico Amir Labaki, diretor técnico do MIS (Museu da Imagem e do Som); Antônio Carlos Sartini e José Luiz Goldfarb, ambos técnicos da Secretaria de Estado da Cultura.

Além deles, a produtora Assunção Hernandez; os cineastas Hector Babenco, Toni Ventura e Jefferson De; o exibidor Adhemar Oliveira; e a professora Maria Dora Mourão, fazem parte do conselho como parte da sociedade civil.

Como suplentes, integram o conselho: os produtores Paulo Boccato e Fabiano Gullane; os cineastas Guilherme de Almeida Prado e Laís Bodanski; o distribuidor Valmir Fernandes; e Pedro Lazzarini, que é técnico de cinema.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página