Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2003 - 15h05

Começa hoje a 51ª edição do Festival de Cinema de San Sebastián

Publicidade

da France Presse, em San Sebastián (Espanha)

O filme cubano "Suite Habana" inaugurará nesta noite o 51º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, no qual serão exibidos, até o próximo 27 de setembro, 175 filmes de mais de 20 países da Europa, América Latina, Ásia e Estados Unidos.

Mais de 50 filmes, dos quais 21 latino-americanos, disputam aos prêmios nas três seções do festival: Seção Oficial (que concede a Concha de Ouro), Zabaltegi-Novos Diretores e Horizontes Latinos.

O festival concederá ainda o Prêmio Donostia pelo conjunto da obra à atriz francesa Isabelle Huppert e aos atores americanos Robert Duvall e Sean Penn.

A edição 2003 do festival terá um sabor predominantemente europeu, embora as produções de cineastas de Brasil, México, Argentina, Equador, Peru e Colômbia estejam presentes nas três seções da mostra, sobretudo na seção Horizontes Latinos.

Outro denominador comum do festival será a presença de jovens cineastas ou cineastas que trazem para San Sebastián seus primeiros ou segundos longas-metragens.

Na seção oficial serão apresentados 18 filmes, dos quais 16 (dez europeus e os demais da Ásia e da América) concorrem à Concha de Ouro.

América Latina

Entre os latino-americanos, "O Caminho das Nuvens", do brasileiro Vicente Amorim, "Ojos que no ven", do peruano Francisco Lombardi, "Suite Habana", de Fernando Pérez, e "Dans le rouge du couchant" ("Crepúsculo Vermelho"), do argentino radicado na França Edgardo Cozarinsky, disputarão o prêmio máximo do festival, cujo vencedor será escolhido por um júri que deveria ser presidido pelo ator e escritor americano Chazz Palminteri, que informou na terça-feira (16) que não poderá comparecer ao evento.

Caberá, então, aos outros jurados, produtores, cineastas e atores, entre os quais o cineasta argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco, selecionar o filme vencedor.

O último filme de Babenco, "Carandiru", será exibido em caráter hors-concours.

Entre os demais concorrentes à Concha de Ouro estão "Arven" ("A Herança"), do dinamarquês Per Fly; "Girl with a pearl earring", do britânico Peter Webber; "L'histoire de Marie et Julien", do francês Jacques Rivette; "Sa-lin-eui Chu-eok" ("Memórias de um Assassinato"), do coreano Bong Joon-ho, e "Veronica Guerin", do americano Joel Schumacher, além dos espanhóis "En la ciudad", de Cesc Gay, "Noviembre", de Achero Mañas, e "Te doy mis ojos", de Iciar Bollaín.

Novos diretores

Vinte e seis filmes de várias nacionalidades concorrem ao prêmio de 120 mil euros da Seção Novos Diretores. Os brasileiros "O Caminho das Nuvens", de Amorim, e "O Homem que Copiava", de Jorge Furtado, disputarão o prêmio com representantes da República Tcheca, França, México, Espanha e Iraque.

Na Seção Horizontes, da qual faz parte a mostra Horizontes Latinos (antigo Made in Spanish), serão exibidos 15 filmes que concorrem ao prêmio de 18 mil euros, entregue por um júri presidido pelo mexicano Arturo Ripstein. Entre eles está o brasileiro "O Homem do Ano", de José Henrique Fonseca.

Em Made in Spain, seção da mostra Horizontes Latinos, serão exibidos 18 filmes da recente cinematografia espanhola.

Pelo quarto ano consecutivo, San Sebastián organizará a seção Cinema em Construção, que em colaboração com os Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse (França) tem possibilitado a conclusão de filmes latino-americanos que depois puderam se apresentar em competição em diversos festivais. Entre os selecionados deste ano está o brasileiro "Meteoro", de Diego de la Texera.

Completam o festival, a seção "Pérolas de Outros Festivais", dedicada a sucessos da cinematografia internacional, filmes apresentados em caráter hors-concours, e seções especiais como a dedicada ao cinema marroquino, tunisiano e argelino, homenagem-retrospectiva ao criador da comédia, o americano Preston Sturges, e ao cineasta britânico Michael Winterbotton, diretor de "Bem-vindo a Sarajevo" ("Welcome to Sarajevo").

A mostra se encerrará no dia 27, com a exibição de "Open Range", western dirigido pelo ator e diretor americano Kevin Costner.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página