Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2003 - 16h57

Hotel em greve atrapalha estrelas do Festival de San Sebastián

Publicidade

da France Presse, em San Sebastián (Espanha)

Quase cem trabalhadores do luxuoso hotel María Cristina, em pleno coração de San Sebastián (País Basco, norte) --sedia a partir de hoje o 51º Festival Internacional de Cinema--, completaram seu quarto dia de greve.

Desta forma, os membros do júri da Seção Oficial da mostra e o restante das personalidades do mundo do cinema internacional convidadas a San Sebastián ficarão hospedados no magnífico hotel às margens do mar Cantábrico, mas quase sem serviços.

Segundo uma fonte ligada aos organizadores da mostra, o Festival de San Sebastián apresentou suas desculpas aos convidados.

Concentrados desde segunda-feira (15) em barracas montadas nos fundos do hotel, os grevistas garantiram que manterão a greve por tempo indeterminado, reivindicando o cumprimento do convênio coletivo de trabalho do setor hoteleiro.

"Reivindicamos um aumento de 200 euros anuais, a redução de 12 horas de trabalho por ano e a estabilidade no emprego", explicou José Ignacio Urraca, membro do comitê da empresa, antes de informar que o salário-médio dos funcionários do hotel é de 700 euros mensais.

A atriz francesa Isabelle Huppert e os atores americanos Sean Penn e Robert Duvall serão algumas das estrelas presentes no festival, ao qual foram convidados também vários cineastas europeus, americanos e latino-americanos. Mais de 1.300 jornalistas e 1.500 convidados estarão presentes à mostra que até o encerramento, em 27 de setembro, exibirá 160 filmes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página