Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2003 - 18h43

Texto do mexicano Emilio Carballido ganha montagem no Brasil

Publicidade

da Folha Online

O primeiro texto do mexicano Emilio Carballido encenado no Brasil tem estréia marcada para o dia 2 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Sob direção de Ligia Cortez, a peça, "Estrelas do Orinoco", vai reunir no palco Cristina Mutarelli e Iara Jamra.

"Estrelas do Orinoco" é a primeira das mais de 100 peças de Emilio Carballido, considerado pai da dramaturgia mexicana contemporânea, a ser montada no Brasil.

Além de Ligia, Cristina e Iara, participam da criação do espetáculo Daniela Thomas (cenografia), Fabio Namatame (figurinos), André Abujamra (trilha musical), Davi de Brito (iluminação) e Joana Mattei (assistente de direção). A coordenação de produção é de João Carlos Couto.

A peça conta a história das atrizes Mina e Fifi que, a bordo do velho cargueiro "Stella Maris", rumam para cumprir um contrato de apresentações em um campo de minério no meio da selva.

Enquanto o "Stella Maris" segue à deriva, conduzindo a história a um rumo incerto, as duas estrelas vivem também uma profunda dúvida quanto ao futuro.

Fifi representa o sonho e a imaginação. Mais nova que Mina, ela é uma mulher apaixonada e cheia de ilusões. Traz o universo onírico e metafórico da peça. Vive mergulhada num mundo de sonhos que conduzem sua existência. Mina, mais madura e experiente, responsável pelo novo contrato de trabalho de ambas, tem uma visão mais dura e pessimista da vida e durante todo o tempo aponta à sonhadora Fifi o sentido da realidade.

Autor

Nascido em Vera Cruz, no México, em 1925, Emílio Carballido é autor de mais de 100 peças de teatro, mais de 50 roteiros para cinema, nove novelas e dezenas de contos compilados em dois volumes. Suas peças, além do México, já foram encenadas em diversos países, como Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Israel, Colômbia, Venezuela e Cuba.

"Estrelas do Orinoco"
Onde: Teatro do CCBB SP (rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP, tel. 0/xx/11/3113-3651)
Quando: Estréia dia 2 de outubro. Qui. a dom., às 19h30. Até 2/11.
Quanto: R$ 15 e R$ 7
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página