Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2000 - 21h57

2ª etapa escolherá mais 3 candidatos à final do festival

Publicidade

da Folha Online

Veja quem são os concorrentes e quais são suas músicas na segunda eliminatória do Festival de Música Brasileira, em São Paulo. Você pode ouvir um trecho de cada música.

Ouça
  • "Baião Internauta" - Beirão
    Nasceu em Fortaleza (CE). Aos 20 anos, morando em Brasília, reencontrou-se com os ritmos nordestinos e descobriu o rock produzido na cidade. Tem um CD, "Isso é Forrock", com dez composições de sua autoria e músicas gravadas por Genésio Tocantins e por um grupo de forró holandês.
    Intérprete: Genésio Tocantins e Beirão
    Arranjador: Eduardo Lages

    Ouça
  • "Show" - Luiz Tatit e Fábio Tagliaferri
    Tatit é professor de linguística e semiótica da Universidade de São Paulo, tem 46 músicas gravadas com o grupo Rumo, inúmeras outras interpretadas por artistas como Ná Ozetti e Ney Matogrosso e um CD solo (Felicidade). Já Tagliaferri descobriu a música aos 13 anos, com o violão. Aos 18, começou a estudar violino, e aos 20 passou para a viola de arco, gravando um CD, do qual participa a cantora Eugenia Melo e Castro.

    Intérprete: Ná Ozzetti
    Arranjador: Jaques Morelenbaum

    Ouça
  • "Língua" - Edinho Queiroz
    Nasceu em Macau (RN). Em 1977, começou sua carreira cantando em bandas de forró, rodas de samba e grupos musicais de baile. Em 87, venceu o festival de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nas categorias "compositor" e "intérprete". Gravou três discos solo e um com o grupo Alcano do Recife.
    Intérprete: Edinho Queiroz
    Arranjador: Hebert Azul

    Ouça
  • "Tempestade e Calmaria" - Pedro Holanda
    Carioca, começou a compor para os festivais da Escola Senador Corrêa, quando cursava o primeiro grau. Tem dois sambas gravados: Ironia do Destino, por Tatiana Dauster, e Chafariz, em parceria com Bernardo Lobo, interpretado por Chico Buarque no disco de Bernardo.
    Intérprete: Mariana de Moraes e Pedro Holanda
    Arranjador: Ruy Quaresma

    Ouça
  • "DNA" - José Miguel Wisnik
    Professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo e músico, é autor do livro/CD "O Som e o Sentido e de Composições para Cinema" ("Terra Estrangeira"), teatro (com o Teatro Oficina) e dança ("Nazareth e Parabelo", para o grupo Corpo). Tem também músicas gravadas por Maria Bethânia, Gal Costa, Zizi Possi, Elsa Soares, Edson Cordeiro, Paulo Ricardo, Ná Ozzetti, Vânia Bastos e Cida Moreyra. DNA é uma balada.
    Intérprete: José Miguel Wisnik e Luciana Alves
    Arranjador: Jaques Morelenbaum

    Ouça
  • "Pára de Falar e Faz" - Cláudio David
    Mineiro de Belo Horizonte (MG), tem sete álbuns gravados, todos com a banda Overdose, três deles lançados nos EUA e um na Europa. "Pára de Falar e Faz", "que na verdade não é uma composição só minha, mas da banda Elétrika", funde rock pesado com música eletrônica e uma pitada de world music".
    Intérprete: Banda Elétrika
    Arranjador: Cláudio David e Rogério Vaz

    Ouça
  • "O Vaqueiro e o Violeiro" - Gilberto Nascimento e Américo Ereno
    Nascimento é paraibano, músico e engenheiro mecânico. Teve em 1976 sua música "Anjo Branco" gravada (compacto) pelo extinto grupo Ave-Viola, do qual fazia parte. Atualmente, mora em Barra Bonita, interior de São Paulo, e integra a banda Tribo Terra. "O Vaqueiro e o Violeiro" é inspirada nos trabalhos de Elomar F. de Mello e Ariano Suassuna. Ereno é músico paulistano, compositor e professor de violão, também faz parte da banda Tribo Terra, com a qual gravou o CD independente "Do Jeito da Vida".
    Intérprete: Tribo Terra e Dominguinhos
    Arranjador: Arquimedes Ferreira

    Ouça
  • "Elo Partido" - Gambeta
    Mineiro de Capetinga, é professor da Universidade Federal de Uberlândia. Começou a compor influenciado pelo avô (de quem adotou o pseudônimo), que era arquiteto e maestro de banda. Tem duas músicas gravadas: "Das Minas", em parceira com Jorge Carvalho, e "Um Chinês". Elo partido é uma balada.
    Intérprete: Jaime Alem
    Arranjador: Jaime Alem

    Ouça
  • "Coisas do Destino" - Marysa Alfaia
    Carioca da Tijuca, estudou teatro no Tablado e filosofia na PUC. Como intérprete, regravou "F... Comme Femme", de Adamo, para a trilha internacional da novela "Era uma Vez". Fez várias versões e cerca de 20 músicas, uma delas gravada em sua própria voz, lançada na França e no Caribe. "Coisas do Destino", segundo Marysa, é um "pop-rock-funk-baião".
    Intérprete: Marysa Alfaia
    Arranjador: Ricardo Palmeira e Jongui

    Ouça
  • "Eu Só Quero Beber Água" - Moacyr Luz
    Carioca da Tijuca, é músico profissional desde 1979. Tem 130 músicas gravadas, a maioria em parceira com Aldir Blanc, e composições interpretadas por artistas como Maria Bethânia, Beth Carvalho, Nana Caymmi, Leny Andrade, Fátima Guedes e Emílio Santiago. Segundo Moacyr, "Eu Só Quero Beber Água" é um samba metido a lundu.
    Intérprete: Moacyr Luz e pastoras
    Arranjador: Ruy Quaresma

    Ouça
  • "O Amor é Pra se Amar" - Toninho Horta
    Músico mineiro, com 1 ano e meio de idade, pedia para a mãe colocar repetidas vezes na vitrola o tango Nonaná. Aos 3 anos, chorou ao ouvir "Clair de Lune", de Debussy, e entre os 8 e 9 anos adorava os clássicos de Mozart e Beethoven, entre outros. Tem músicas gravadas por artistas como Milton Nascimento, Nana Caymmi, Simone, Leny Andrade, Gal Costa e o grupo Boca Livre. No exterior, tem mais de cem gravações feitas por vários cantores e instrumentistas.
    Intérprete: Luíza Horta e Toninho Horta
    Arranjador: Wagner Tiso

    Ouça
  • "Morte no Escadão" - José Carlos Guerreiro
    Nasceu em Presidente Prudente (interior de SP) e é comerciante no ramo de restaurantes. Autodidata, sempre gostou de ouvir rádio e compôs mais de 50 músicas, todas inéditas. "Morte no Escadão" foi feita há 24 anos.
    Intérprete: banda Tianastácia
    Arranjador: Marcelo Sussekind

    Leia mais:

  • Volta para o especial do festival de música


  • Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página