Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2003 - 14h46

Documentarista Eduardo Coutinho tem retrospectiva no CCBB-SP

Publicidade

da Folha Online

A mostra "Diretores Brasileiros", promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, chega à terceira edição com uma retrospectiva da obra do documentarista Eduardo Coutinho. A programação inclui a exibição de 17 filmes --entre eles "Cabra Marcado Para Morrer" (1984) e "Edifício Master" (2002).

Na abertura da mostra, que acontece no próximo sábado, dia 4 de outubro, às 18h, com a exibição de "Theodorico, Imperador do Sertão" (1978) e "Boca de Lixo" (1992), haverá um debate com o cineasta às 20h.

A mostra dá ênfase especial ao trabalho de Coutinho como documentarista. Portanto, o público vai poder conferir ainda a exibição de novas cópias digitais, feitas especialmente para a retrospectiva, dos médias documentais "Santa Marta --Duas Semanas no Morro" (1987) e "Boca de Lixo" (1992). A retrospectiva exibe também algumas produções realizadas para o programa "Globo Repórter", da Globo, como "Seis Dias de Ouricuri" (1976).

Será exibido ainda o documentário "Cinema de Reportagem: A Obra de Eduardo Coutinho", homenagem ao cineasta realizada por Daniela Muzi, Daniela Santoro, Maria Aparecida Costa e Maria Eduarda Mattar.

Na abertura da retrospectiva será lançado um catálogo, reunindo filmografia, sinopses de trabalhos para cinema e televisão, fotos e análises críticas da produção do autor, incluindo textos dos estudiosos Ismail Xavier, Consuelo Lins, Henri Gervaiseau e Regina Reyes Novaes.

A mostra, que vai até o dia 15 de outubro, contará com mais duas mesas de debates sobre a obra de Eduardo Coutinho. No dia 11 de outubro, com os críticos e professores da Escola de Comunicações e Artes da USP Ismail Xavier e Henri Gervaiseau e, no dia 15 de outubro, com as professoras da UFRJ Consuelo Lins e Regina Novaes.

no dia 19 de outubro, o Canal Brasil (TV paga) apresenta o programa "Retratos Brasileiros" em homenagem ao cineasta. É um programa especial chamado "Cinema de Reportagem: Eduardo Coutinho", que vai falar sobre a vida e a obra do documentarista.

Nas edições anteriores, a mostra "Diretores Brasileiros" homenageou Antônio Calmon e João Batista de Andrade.

A realização do evento é do CCBB-SP e a produção é da Educine --Associação Cultural Educação e Cinema. A coordenação geral é da jornalista Claudia Mesquita e do crítico Leandro Saraiva.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP. O CinePasse custa R$ 8 (credencial válida por 30 dias para toda a programação da mostra e outras sessões de cinema do CCBB-SP). Mais informações pelo tel. 0/xx/11/3113-3651.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página